clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 26/10/2013 14h27min

Candidatos que perderam o primeiro dia do Enem ainda podem fazer a prova de domingo

Em Florianópolis, vários estudantes chegaram aos locais do exame atrasados

Gabriel Rosa  |  gabriel.rosa@diario.com.br

Todo ano, as histórias de vestibulandos que se atrasam para a prova causam comoção nos fiscais e nas pessoas que aguardam perto dos locais de acesso. Neste primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já se via estudantes correndo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Capital, desde as 12h30min. A prova começou às 13h, e o edital não prevê o acesso aos locais de prova com atraso. Porém, os candidatos que perderam o primeiro dia do Enem ainda podem fazer a prova de domingo.

:: Acompanhe aqui todas as notícias sobre o Enem 2013

Faltando apenas alguns minutos para os portões serem fechados, o que se observava perto dos pontos de acesso era uma mistura de desespero com decepção. Aqueles que descobriam tarde demais que os seus locais de prova eram do outro lado da universidade imediatamente baixavam a cabeça e iam embora. Uma menina sentou no chão e começou a chorar depois de perder o exame por menos alguns segundos.

O estudante Henrique Rei Ramos Dantolini, 18 anos, perdeu a prova por dois minutos. Decepcionado, ele conta que saiu com antecedência de sua casa no Rio Tavares, mas passou muito tempo no ônibus devido a um acidente no Morro das Pedras. Ele faria a prova no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), onde pelo menos cinco pessoas chegaram depois das 13h.

— Quero tentar Engenharia Civil na UFSC e a nota do Enem é opcional na instituição, mas a prova ia servir como um teste para o próximo vestibular — conta o estudante.

 

Enquanto Dantolini conversava com a reportagem, uma colega dele chegou ao local onde faria a prova achando que o teste começaria apenas às 14h. Quando foi informada que os portões já estavam fechados, ela tentou conversar com o fiscal, mas não pôde entrar.

Validação do Ensino Médio

Cerca de cinco minutos depois de proibirem a entrada dos candidatos, Guilherme Engelhardt Stange, 20 anos, ainda circulava perto dos portões fechados. Ele conta que queria fazer a prova para validar o Ensino Médio e, no fim do ano, talvez tentar entrar na UFSC ou no IFSC.

- Roubaram a minha identidade há dois dias, e me falaram que apenas com o protocolo de pedido de um novo RG daria pra entrar. Cheguei 15 minutos antes da prova, mas só descobri que precisava do Boletim de Ocorrência aqui.

DIÁRIO CATARINENSE
Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

Correria para não chegar atrasado no Enem
Foto:  Alvarélio Kurossu  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.