Educação Básica | 24/10/2013 20h55min
Essa é para os jovens do ensino médio. Como treinar a língua portuguesa, trabalhar em grupo e incentivar a leitura de um jeito que não fique só nas rotina da sala de aula? Alunos do Colégio Conexão, no bairro Saguaçú, na região central de Joinville, encontraram uma maneira: produziram o primeiro jornal impresso da escola, apresentado nesta quinta aos alunos.
A ideia nasceu do professor de história Cristiano Abrantes lá por abril. A professora de redação e produção de texto, Jozi Elen Fleck, ajudou, então, a incrementá-la. Passou a ser tarefa de sala do primeiro e do segundo ano do ensino médio trabalhar textos opinativos, reportagens, crônicas e até charges (desenhos), como em um jornal de verdade.
As produções dos alunos passaram a compor o material para o jornal de 12 páginas. Cada estudante se envolveu com uma tarefa e a produção foi além do horário de aula. Mesmo sem valer nota, segundo os professores, a atividade deu mais certo do que outras tarefas comuns de sala de aula no envolvimento dos alunos e nos resultados.
Estudantes como Matheus Marinho, de 17 anos, do primeiro ano, aproveitaram a iniciativa para pôr em prática seu gosto por design gráfico. Ele diagramou o jornal, a parte que consiste em montar fotos, textos e ilustrações nas páginas.
— Aproveitei os conhecimentos em um curso de design que terminei e coloquei em prática no jornal — diz Matheus.
Juliana Goulart, 17, do segundo ano, que gosta de desenhar, fez a charge. Lana Peters, 16, e Carolina Barosso, 16, do segundo ano, e Thays Machado, 16, e Heloise Patrício, 15, também colaboraram com crônicas, artigos, desenhos e outras produções.
— Aprendemos mais sobre a profissão do jornalista e o desafio que é fazer um jornal — comenta Carolina.
A professora Jozi explica que os alunos tiveram uma aula especial com uma jornalista convidada para ajudar na tarefa e receberam a visita de um escritor, que se tornou a matéria de capa do jornal. O material didático utilizado em aula, que incentiva a leitura e produção de textos jornalísticos, também foi um incentivo, segundo ela.
Os alunos já falam em fazer uma segunda edição do jornal. O contato com a reportagem de "A Notícia", na quinta, não só ajudou a turma a tirar mais dúvidas sobre a profissão como a já pensar em novos desafios, como matérias que interessem cada vez mais ao universo dos estudantes e, quem sabe, experiências na internet para as próximas tarefas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.