Enem | 25/10/2013 09h01min
A correção da redação foi tema polêmico no Enem do último ano, quando candidatos que escreveram trechos com receitas de macarrão e hino de time tiveram notas razoáveis. Nessa edição do exame, as regras foram modificadas.
> Confira notícias e mais dicas sobre o Enem 2013
Veja como vai funcionar:
— O texto será revisado por pelo menos dois avaliadores, de forma independente, sem que um conheça a nota do outro.
— Cada avaliador atribuirá nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências da redação.
— A soma desses pontos irá compor a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1000 pontos. A nota final será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
— Considera-se discrepância quando os corretores divergirem em mais de 100 pontos na nota total ou quando a diferença for de mais de 80 pontos em uma das competências. Quando isso acontecer, a redação será avaliada por um terceiro corretor. A nota final será a média aritmética das duas notas que mais se aproximarem.
— Caso ainda permaneça discrepância, a redação será avaliada por uma banca composta por três professores, que definirá a nota final.
— O candidato leva zero se cometer algum dos seguintes erros: entregar a folha sem texto escrito ou escrever até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo; desrespeitar os diretos humanos, escrever impropérios ou fazer desenhos; não atender à proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; e fugir do tema proposto propositalmente em alguma parte do texto.
Veja abaixo o Enem em números:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.