clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Enem  | 23/10/2013 11h45min

Medicina domina lista dos cursos com maior número de inscritos no último Sisu

Confira as graduações mais disputadas das duas edições do Sistema de Seleção Unificada em 2013

Em 2013, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ofereceu, em duas edições, pouco mais de 169 mil vagas. No primeiro semestre, quando mais de 1,9 milhões se inscreveram, o curso de Gestão Pública liderou a relação dos 10 mais procurados em todo o Brasil, aparecendo duas vezes na lista. Saneamento Ambiental e Gestão Ambiental foram outras duas graduações tecnológicas do ranking, que foi completado por Medicina (de quatro universidades federais), Administração e Engenharia Civil.

> Leia todas as notícias e dicas sobre o Enem 2013

No segundo semestre, com 788,8 mil inscritos, os bacharelados dominaram integralmente a lista dos 10 mais procurados — oito vezes com Medicina, uma com Direito e outra com Engenharia Civil.

Segundo Mauro Ribeiro Brito, membro da Comissão de Residência Médica do Conselho Federal de Medicina, são dois os principais fatores que atraem os jovens ao curso:

— Vai muito pela vocação. Depois, é uma área que tem muitas oportunidades de trabalho. Praticamente não existe desemprego entre médicos, que trabalham muito e em más condições. Acredito que os jovens tenham uma visão um pouco romanceada. O grande empregador do médico brasileiro é o Sistema Único de Saúde (SUS).

Tecnológico x bacharelado

Graduações tecnológicas e bacharelados — assim como licenciaturas — são cursos de nível Superior. A diferença está no tipo de formação.

Os tecnológicos visam a atender demandas específicas do mercado de trabalho, abrangendo os diversos setores da economia. Os graduados neste tipo de curso são chamados de "tecnólogos". Esse tipo de graduação costuma ser mais curta, em geral com duração de dois ou três anos.

Os bacharelados dão a formação exigida para o exercício de profissões regulamentadas por lei ou não. Na maior parte dos cursos, é expedido o título de bacharel, como em Administração e Direito. As licenciaturas habilitam para o exercício da docência em Educação Básica (da Educação Infantil ao Ensino Médio).

Gestão Pública é destaque

O curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, oferecido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), forma profissionais aptos a atuarem na gestão de órgãos e entidades da administração direta e indireta das diferentes esferas de governo que prestam serviços públicos à sociedade.

O graduado é capacitado a promover a melhoria e a inovação em processos de órgãos públicos, sendo capaz de gerenciar ações, projetos, programas e políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal. No IFB, o curso de Gestão Pública tem duração de três anos.

ZERO HORA

Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.