clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

A Educação Precisa de Respostas  | 23/10/2013 09h31min

Biguaçu lança Projeto de Combate à obesidade infantil

Os pacientes participam de encontros semanais com duração de duas horas

Acompanhado do Secretário Municipal de Saúde, Leandro Adriano de Barros, o Prefeito Municipal, José Castelo Deschamps, recebeu na tarde da última segunda-feira, 21/10/2013, em seu Gabinete, membros da equipe responsável pelo Projeto “Saberes e Sabores” que, representando Biguaçu, foi o vencedor do Encontro da Macroregional de Saúde da Família da Grande Florianópolis, realizado na semana passada no Auditório da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o qual reuniu experiências de toda a Grande Florianópolis.

A Secretaria Municipal de Saúde identificou, em Biguaçu, um aumento na procura por atendimento para crianças com excesso de peso. Sendo assim, baseado nos dados epidemiológicos levantados, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF),  articulado as equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família), passou a acompanhar essas crianças mais de perto, através do “Projeto Saberes e Sabores”, que tem como principal objetivo, proporcionar a criança um espaço  para troca de informações e conhecimentos  possibilitando um olhar ampliado para a sua saúde, através de oficinas vivenciadas dentro de um contexto  de aprendizado.

A proposta do Projeto está focada na multiplicidade das causas e implicações que levam a obesidade, com ênfase no trabalho que valoriza os diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde.

Os pacientes participam de encontros semanais na sala de grupos na Policlínica Municipal de Biguaçu, com duração de duas horas. Nesse período são utilizadas diversas ferramentas pedagógicas para realização das atividades. Também conta o apoio do Biguá Futebol Clube que cede o seu estádio para a realização das atividades físicas. Os responsáveis pelas crianças têm um espaço reservado no projeto por meio de reuniões mensais juntamente com os profissionais envolvidos.

O Secretário Leandro Adriano de Barros, explicou que, segundo a Organização Mundial de Saúde, a obesidade infantil é considerada como um dos problemas de saúde pública mais graves do século XXI. Ocorre geralmente por uma combinação de fatores, dos hábitos alimentares errôneos, propensão genética, estilo de vida familiar, condição sócioeconômica, fatores psicológicos e etnia.

Ao cumprimentar os profissionais, que mais uma vez conseguiram, através do seu trabalho, promover positivamente a saúde do município de Biguaçu, O Prefeito Castelo disse que “o excesso de peso, além de comprometer a saúde física da criança também afeta seu bem estar psicológico e social, ocasionando um impacto negativo em sua qualidade de vida. Tudo o que nós conseguirmos fazer para reverter essa situação é muito salutar para o nosso povo, por isso vocês todos estão de parabéns e merecem os aplausos da população”.

A equipe vitoriosa é formada por Cristiane Zimmermann (psicóloga e coordenadora), Franciely Aline Pacheco (Nutricionista), Patricia Mara Maia (fisioterapeuta), Arlindo Neis Neto (Educador físico), Walmor Lange Junior (médico psiquiatra) e tem como  colaboradores,  Anelise Dias Osseyran (psicóloga) e a Dra Rosana R. Santana (Pediatra).

SUPERINTENDÊNCIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (SECOM)

Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.