Enem | 21/10/2013 18h36min
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige que os candidatos compreendam o momento histórico em que estão situados. Por isso,ainda que não exista uma seção para atualidades,os assuntos do cotidiano costumam figurar com frequência entre as questões. O objetivo é fazer com que os alunos demonstrem o conhecimento aprendido na aula e possam relacioná-lo com a realidade.
Zero Hora conversou com professores de geografia e geopolítica e traz alguns temas que podem cair na prova. A sugestão é que os candidatos busquem ler notícias e resumos sobre os assuntos listados. Por quê?
— O Enem,ainda mais que a UFRGS, quer que o candidato não seja um alienado,quer que ele compreenda o momento histórico que está vivendo. Com isso,espera-se que os alunos possam se relacionar com a atualidade, exercendo sua cidadania e manifestando suas opiniões — explica Saul Chervenski, professor de geografia do Grupo Unificado.
Candidato, ainda há tempo!
Outros assuntos que podem aparecer na prova
QUESTÃO ENERGÉTICA: saiba de onde vem a energia consumida no Brasil, os impactos ambientais e as fontes alternativas que poderiam ser usadas. Entenda as controvérsias sobre a exploração de petróleo nas áreas do pré-sal e a construção da usina de Belo Monte.
SUSTENTABILIDADE: prepare-se para questões sobre urbanização sustentável, emissão de gases nocivos ao planeta, uso consciente dos meios de transporte e bicicletas e construção de imóveis com menor impacto ambiental.
ECONOMIA DA CHINA: entenda o atual contexto econômico da China e preste atenção para o novo perfil que o país vem assumindo: se antes era reconhecido por ser um replicador de produtos, hoje produz suas próprias marcas.
O PAPEL DO BRASIL NO MUNDO: recente Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) 2013, apontou que o Brasil cresceu sem que diminuísse a desigualdade social. A previsão é de que o país, juntamente com China e Índia, responda em 2050 por 40% da riqueza global.
ESPIONAGEM: denúncias de espionagem feitas por Edward Snowden mostraram que até governos estão sujeitos a terem dados descobertos. O assunto levantou a discussão sobre a falta de legislação e de privacidade na rede.
Fontes: Alexander Magnus, professor de história do Colégio La Salle Santo Antônio, Luciano Teixeira, professor de geografia do pré-vestibular Universitário, e Saul Chervenski, professor de geografia do Grupo Unificado
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.