| 21/10/2013 16h31min
A menos de uma semana do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), quase não dá mais para estudar. Contudo, ainda há tempo para saber mais sobre as características das provas e como lidar com elas.
Para ajudá-lo a enfrentar as 180 questões e a redação, o caderno Vestibular reuniu cinco estudantes de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – todos aprovados no início deste ano via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem.
Os acadêmicos contaram sobre suas experiências com o exame e deram dicas para antes, durante e depois das provas. Yuri Machado, 19 anos, fez o exame nos anos de 2011 e 2012 e enfrentou problemas na primeira participação:
– O Enem mata pelo nervosismo e pelo cansaço. Por isso, tem de estar tranquilo. No primeiro que fiz, fui parar no hospital depois das provas. Não sabia que eram tão maçantes. Não me preparei para o tipo de questão, nem me alimentei bem durante o segundo dia.
Cheguei em casa passando mal, sentindo tonturas.
Embora o tempo médio para responder às questões objetivas seja de três minutos, Yuri ressalta que isso não deve ser uma preocupação, pois há várias questões que tomam menos tempo do que isso.
Seu colega Ivan Almeida, de Itapaci (GO), fez o exame quatro vezes, entre 2009 e 2012. Ele ainda lembra da vez em que não saiu de casa muito cedo e chegou em cima da hora na escola onde faria as provas:
– Recomendo sair de casa bem cedo. Em 2011, cheguei 10 minutos antes de fecharem os portões. Isso contribuiu para me deixar nervoso – recorda Ivan.
Assista ao vídeo:
ANTES DO EXAME
O local de prova
Todos os estudantes ressaltaram a necessidade de chegar com antedência à escola onde você deverá fazer as provas.
Esse tempo, além de deixá-lo tranquilo por não correr o risco de se atrasar, vai lhe trazer mais opções para escolher um bom lugar para sentar. Pode parecer bobagem, mas lembre-se de que você passará um bom tempo sentado.
Checklist
Prepare uma lista de coisas que você tem de levar para a prova: caneta, identidade, água e comida. Confira, antes de sair de casa, se você tem todos os itens. Se possível, vá até a escola na companhia de alguém que deixe você confortável.
Lanche
Leve água. Nada de refrigerante ou líquido que deixe a superfície grudenta em caso de acidente. É melhor que a água esteja na temperatura ambiente. Se você deixar a garrafa a noite inteira na geladeira, ela vai “suar” enquanto você estiver fazendo o Enem.
– As provas são a preocupação principal. Não vale a pena ter que cuidar para não molhar a folha de respostas e o caderno de questões – aponta Rodolfo.
Para recuperar a energia, os estudantes recomendam levar algum alimento que contenha glicose, como um chocolate.
Ao receber a prova
Não se esqueça de conferir seus dados na folha de repostas e a cor do seu caderno de questões.
DURANTE O EXAME
Por qual começar
Passe o olho pelas questões para ter uma noção dos conteúdos que serão cobrados nas duas provas objetivas. Faça primeiro a que você julgar ter mais chances de obter uma boa pontuação.
Para manter a atenção
Embora não sejam extremamente difíceis, as provas do Enem são extensas e cheias de texto. Depois de algum tempo, você cansa e acaba se distraindo. Quando isso ocorrer, vá ao banheiro.
– Eu saía da sala sempre que começava a perder a atenção.
As provas são muito maçantes. Lavar as mãos e passar uma água no rosto me despertava – diz Yuri.
Cuide o cronômetro
Você não poderá usar relógio. A parede da sua sala tampouco terá um pendurado. Seu celular deverá estar desligado e embalado, debaixo de sua mesa. Como controlar o tempo, então?
É padrão que os fiscais informem, a cada meia hora, quanto tempo falta para acabar a prova. Além disso, você pode perguntar as horas para um deles. Se, a cada aviso dos fiscais, você tiver resolvido 10 questões, estará dentro da média. Para poupar tempo, leia primeiro o enunciado para, então, partir para os textos já sabendo o que procurar.
Não empaque
Se, depois de ler a questão, você não souber a resposta, siga em frente. Caroline destaca a necessidade de grifar trechos de textos, enunciados, dados de tabelas etc, pois isso simplifica sua vida quando você voltar à questão.
– Quando for fazer as questões que ficaram para trás, é bom priorizar as que parecem mais fáceis – recomenda Jéssica.
Marcar na grade
Neste ponto, os estudantes também divergem. Houve quem preferisse marcar todas as respostas no final e quem optasse por fazer isso a cada 10 ou 20 questões. Para marcar em partes, é preciso ter atenção para não se perder, caso você tenha pulado alguma pergunta.
– Eu marquei tudo no fim. Acho que quem está bem treinado com esse sistema de grades pode deixar para o final – comenta Caroline.
De sábado para domingo
Não é hora de estudar, nem de revisar conteúdos. É melhor relaxar e ter uma boa noite de sono, podendo, inclusive, esticar o descanso até a metade ou o fim da manhã, já que a prova é às 13h.
No domingo
Os estudantes se dividiram sobre começar ou não pela redação no domingo. Contudo, todos disseram ser possível usar mais de uma hora para fazer o texto. Segundo eles, a prova de matemática compensa, pois tem diversas questões que podem ser resolvidas rapidamente.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.