A Educação Precisa de Respostas | 21/10/2013 11h53min
Um sistema que tira as impurezas da água e um boneco que ajuda na redução do consumo de energia elétrica. Com essas idéias, as escolas básicas municipais Dilma Lúcia dos Santos, localizada na Armação do Pântano do Sul, e a João Gonçalves Pinheiro, no Rio Tavares, foram classificadas para a etapa estadual da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O evento ocorrerá nesta terça (22) e quarta-feira (23) no auditório do Morro das Pedras Praia Hotel. A conferência quer fortalecer a cidadania ecológica nos estabelecimentos de ensino e comunidades. A etapa final será realizada nos dias 23 a 28 de novembro, em Brasília, com a participação de 700 delegados, de 11 a 14 anos.
As unidades se destacaram nas etapas escolar e regional. Cada instituição escolheu um tema, que pôde ser terra, água, fogo ou ar, para realizar seus projetos e elegeu um aluno, o “delegado”, que representa a escola nas demais fases da conferência.
Com o tema água, a Escola Dilma Lúcia, participa com o projeto “Espiral de Macrófitas”, que são vegetais que habitam brejos e fazem controle de poluição. Luis Gabriel Motta Rodrigues, da 8ª série, será o delegado que representará a escola na etapa estadual e explicará como funciona a estrutura, que limpará naturalmente a água devolvendo-a sem impurezas ao solo e contribuindo para a preservação da natureza.
No Rio Tavares, a Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, que escolheu o fogo para trabalhar, criou uma mascote para auxiliar no ensino do tema “sustentabilidade”. Izake Volt, pensado pelo estudante Krystyan Robert de Souto, do 7º ano,é um menino que foi criado para lembrar a criançada de cuidar da natureza, através da redução do consumo de energia elétrica.
A aluna que representará a escola na etapa estadual, que acontecerá no Morro das Pedras, será Maria Eduarda Machado, da 8ª série. Maria apresentará o projeto através do tema da Conferência “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”.
A professora Mara Lucia dos Praseres, responsável pelo projeto “Ligados na sustentabilidade”, relata que muitas crianças lembram de atividades, como reciclar e reutilizar materiais e apagar luzes, por exemplo, por meio da mascote Izake.
Água limpa
O projeto da Escola Básica Dilma Lúcia dos Santos busca alternativas de saneamento ambiental e a construção no estabelecimento de ensino de uma espiral de macrófitas. O sistema será usado para tratar águas cinzas, geradas a partir de processo de lavar louças, roupas, tomar banho e de caixas de gordura. Pelo método, será construído no solo uma estrutura em vértice que pode ser de pedra, tijolos e cimento. Dentro deste espaço serão plantadas as macrófitas, que vão purificar a água que passará pela estrutura.
A unidade divulgou o projeto na comunidade, convidando a população para um curso. “Muitas pessoas ficaram empolgadas com a possibilidade de aprender e fazer este tratamento em suas casas, e deixaram seu contato para participar do minicurso”, disse Nanci da Rosa, responsável pelo projeto.
A parte técnica necessária para a construção do sistema e a realização da formação será feita com o apoio do Instituto Çarakura, organização não governamental ambientalista. O minicurso será ministrado pelo engenheiro sanitarista e ambiental Richard Smith.
Redução, reutilização, reciclagem
Dentro do projeto de sustentabilidade da Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro estão os três “R”s: redução, reutilização e reciclagem. Caminhadas no entorno escolar são realizadas com os alunos durante as aulas de educação física, promovendo a observação do ambiente e debates sobre o consumo excessivo de energia e produção de lixo.
Há momentos de estudos e reflexões onde surgem novas ideias como produzir livros de pano, puffs ecológicos e bonecos de Izake Volt. A unidade está fazendo o recolhimento de garrafas pet, que estão sendo utilizadas para a confecção de móveis e roupas para a mascote.
O uso consciente de materiais é trabalhado através de vídeos educativos e de oficinas, como a de latinhas, onde os alunos transformam o material, que antes era embalagem de extrato de tomate, em suportes para lápis, canetinhas e borrachas.
Na horta escolar, a instituição implantou um gerador de energia biotérmica, feito com um galão de água instalado na composteira, que produz calor aquecendo de maneira natural o líquido. A partir do conhecimento adquirido no ambiente, as crianças fazem e experimentam o suco verde, feito com ervas medicinais e maçã orgânica, aprendendo a importância desses alimentos para o corpo e seus benefícios para a saúde.
Uma vez por mês, a escola mantem as luzes apagadas por uma hora. O momento é chamado de “A hora Izake Volt” e tem por objetivo sensibilizar os alunos quanto à importância de não desperdiçar energia.
Serviço:
O que é: Conferencia Infantojuvenil pelo meio ambiente
Quando: 22 e 23 de outubro de 2013 (terça e quarta-feira)
Horário: 22, terça-feira das 15h às 21h – 23, quarta-feira das 08h30 às 17h30
Onde: Morro das Pedras Praia Hotel Endereço: R. Manoel Pedro Vieira, 550 - Praia do Morro das Pedras, Florianópolis - SC, 88066-100
Telefone:(48) 3237-9583
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.