clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Enem  | 21/10/2013 11h

"Gostaríamos muito de ter a UFRGS disponibilizando suas vagas pelo Sisu", diz presidente do Inep

Para Luiz Cláudio Costa, adesão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ampliaria chances de alunos de escola pública

Bruno Moraes  |  bruno.moraes@zerohora.com.br

Em visita a Porto Alegre nesta segunda-feira, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, concedeu entrevista a Zero Hora, em que comentou a possibilidade de as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Santa Maria (UFSM) aderirem ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Segundo Costa, a adesão da UFRGS fortaleceria e qualificaria o sistema, ampliando as chances para alunos de escolas públicas conseguirem uma vaga.

O Sisu oferece vagas em instituições públicas de Ensino Superior, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre no próximo fim de semana.

Zero Hora — Neste ano, houve uma reunião entre a universidade e o Inep. Foi apresentada alguma proposta de adesão ao Sisu?

Luiz Cláudio Costa — Não há proposta, há diálogo. Estamos falando de uma das melhores universidades do país. Você olha qualquer indicador de qualidade de graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão ou Enade e a UFRGS é uma das melhores. Evidentemente, que, como governo, como Mistério da Educação, gostaríamos muito de ter essa universidade disponibilizando suas vagas pelo Sisu. Mas temos profundo respeito pela instituição. A UFRGS é muito madura e faz um vestibular excelente, de fantástica qualidade pedagógica. Jamais eu teria a ousadia de vir para uma instituição que faz um vestibular tão bem feito e dizer "vamos mudar de modelo, vocês vão fazer o Enem porque o Enem é melhor". Não é nada disso. Para o Enem ser qualificado, é preciso ter as melhores instituições. Então, é um convite para a UFRGS pensar.

ZH — A UFRGS chegou a preparar um projeto para aderir parcialmente ao Sisu em 2014, mas a ideia foi vetada. Por outro lado, a universidade mantém uma comissão que vai preparar um novo projeto para possível adesão em 2015. Como o senhor vê essa possibilidade?

Costa — A insituição, pela sua qualidade e competência, tem de pensar, fazer uma análise. A UFMG fez uma análise de quatro anos para entrar 100% no Enem-Sisu. Analisou vagas, comparou o poder discriminatório do Enem e do seu vestibular, e tomou a decisão. A UFRGS está fazendo sua análise. É uma universidade que tem um vestibular de excelente qualidade, então não basta simplesmente fazer uma troca. Estamos aguardando. Sempre que fomos chamados ao diálogo, conversamos com profundo respeito. É interessante que, mais uma vez, a UFRGS mostrou muita responsabilidade com os jovens e a sociedade local, porque as inscrições do Enem já haviam se encerrado. Acredito que, nesse ano ou no outro, eles vão ter outras definições sobre o assunto.

ZH — Já houve algum contato entre o Inep e a UFSM, que também segue sem aderir ao Sisu?

Costa — Temos dialogado com todas as federais, inclusive com a de Santa Maria. A tendência é de que a UFSM também venha a participar. Estão discutindo nos seus conselhos.

ZH — As 59 universidades federais brasileiras já aderiram de alguma forma ao Enem, seja para pré-seleção, como nota extra ou como critério para distribuição de vagas remanescentes. É uma meta do Inep que todas essas instituições se juntem também ao Sisu?

Costa — Sim. Gostaria muito de ver isso, respeitando o diálogo com as instituições. Acho que é um projeto do Estado brasileiro, não de um governo. Vai nos ajudar muito a qualificar cada vez mais o ingresso nas instituições de Ensino Superior, não porque os vestibulares sejam ruins, não são, mas porque se ganha uma dimensão nacional. Além disso, fortalece o diálogo com as escolas públicas. Imagine só quando a UFRGS entrar, estará sinalizado para todas as escolas públicas do Rio Grande do Sul que há uma seleção a que os alunos terão mais acesso.

ZERO HORA
Fernando Gomes / Agencia RBS

Para Luiz Cláudio Costa, presidente do Inep, adesão da UFRGS qualificaria o Enem
Foto:  Fernando Gomes  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.