A Educação Precisa de Respostas | 18/10/2013 17h
A Vigilância Sanitária de Joinville interditou duas instituições de ensino do Municipal entre a tarde da última quinta-feira e a tarde desta sexta-feira. A primeira interdição ocorreu na Escola M. Profª Isabel Maria Machado, no bairro Jardim Sofia, zona Norte de Joinville.
Segundo a fiscal da Vigilância, Lia Abreu, a unidade tem problemas como vasos sanitários entupidos, pontos de vazamento, falta de luz, rachaduras nas paredes e tacos soltos no piso. Ainda conforme a fiscal, há mato crescendo nos fundos da escola. Outros problemas apontandos na interdição foram um toldo, que estaria completamente rasgado, e um depósito em desacordo com as normas da Vigilância.
De acordo com Lia Abreu, na segunda-feira a Vigilância Sanitária deve voltar à escola para conferir se há condições de desinterditá-la após as primeiras providências. Ainda nesta sexta, a Vigilância interditou o Caic Prof. Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira, no bairro Comasa, zona Leste da cidade.
Problemas já apontados numa fiscalização feita em 2012, diz a fiscal, se agravaram e colocam os alunos em risco. A quadra, conforme Lia Abreu, continua interditada. Mas uma escada, que estaria desabando, e pontos de corrosão metálica forçaram nova interdição.
A Prefeitura já se manifestou sobre a interdição na Escola Isabel Maria Machado. Conforme o Município, funcionários da unidade de obras da Secretaria de Educação já trabalham na limpeza da área externa da escola.
—Os funcionários já estão roçando nossa área externa e um engenheiro esteve na escola antes mesmo de ela ser interditada para avaliar a situação do pátio. Todas as providências estão sendo tomadas para que possamos voltar às aulas o quanto antes — diz a diretora da instituição, Márcia Rita da Silva.
Os alunos do período vespertino ficaram sem aulas na tarde desta sexta-feira devido aos trabalhos de reparos. Os funcionários trabalharão durante o fim de semana e até a terça-feira, conforme a Prefeitura, as aulas devem ser reestabelecidas. No fim de semana, os pais dos alunos também vão ajudar em um mutirão de limpeza.
Sobre o Caic, a Prefeitura informou que a escada já havia sido interditada e não era mais usada pelos alunos. Conforme a Prefeitura, com base nesta informação a Secretaria da Educação enviará um ofício à Vigilância solicitando a desinterdição.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.