Monstrinhos RBS | 17/10/2013 19h34min
Nesta quinta-feira, 17, o Bicho-Papão, monstrinho da campanha do Grupo RBS “A Educação precisa de respostas” visitou seis escolas de Porto Alegre, Região Metropolitana e do Vale do Sinos, todas finalistas dos prêmios do SINEPE/RS.
O objetivo com a iniciativa foi de valorizar os projetos das instituições, divulgando as boas práticas realizadas no ensino privado. Em todas as instituições, os alunos ficaram entusiasmados em conhecer o monstrinho e poder contar sobre o trabalho desenvolvido nos projetos.
O roteiro começou no Colégio Maria Auxiliadora em Canoas, para conhecer o projeto Arte Solidária, finalista do Prêmio de Responsabilidade Social, na categoria Desenvolvimento Cultural. O projeto oferece aulas de teatro aos estudantes, nas quais são trabalhos temas envolvendo solidariedade. Durante as apresentações são arrecadados alimentos para doação a entidades da cidade.
Na sequência, o Bicho-Papão esteve na Escola de Aplicação da Feevale, de Novo Hamburgo, aonde conheceu o projeto “Consumo consciente e escola: 'De mãos dadas para salvar o planeta”, também finalista do Prêmio de Responsabilidade Social, na categoria Práticas Eco-responsáveis. O projeto visa trabalhar com os alunos e família a conscientização para o descarte adequado do lixo.
O roteiro de visitas pela manhã terminou no Colégio São Judas Tadeu, de Porto Alegre, aonde o monstrinho conheceu o Núcleo de iniciação científica, finalista do Prêmio Inovação em Educação, categoria Área Fim. Por meio da iniciativa, os alunos desenvolvem um projeto de pesquisa, participando de todas as etapas e, após, apresentam em importantes feiras como a Mostratec – Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia, Feira de Ciências & Inovação MCT- PUCRS e Salão UFRGS Jovem.
À tarde, a programação iniciou no Colégio Dom Bosco, de Porto Alegre, para conhecer o projeto ‘Pensando verde - sustentabilidade na sala de aula e ambiente familiar, porque reciclar é preciso!’, finalista do Prêmio de Responsabilidade Social, categoria Práticas Eco-responsáveis. A iniciativa busca desenvolver a conscientização ambiental dos alunos. Para isso são realizadas diferentes atividades, como campanhas educativas sobre o lixo na escola, saídas de campo, oficinas, criação de uma revista sobre sustentabilidade, vernissages, adoção de obras literárias sobre o assunto, entre outros.
Posteriormente o Bicho-Papão visitou no Colégio Marista Rosário, também da Capital, o Programa de Iniciação Científica: formando pesquisadores, finalista do Prêmio Inovação em Educação, categoria Área Fim. O projeto estimula o contato com as ciências, desde os primeiros anos escolares, envolvendo os 2.500 estudantes da instituição.
Além disso, eles têm oportunidades de vivenciar a pesquisa científica, participando de projetos desenvolvidos em parceria com a PUCRS.
O roteiro de visitas do dia terminou no Colégio Farroupilha, aonde o Bicho-Papão conheceu o projeto ‘#daescolapravida: cidadania e educação que vai além do ensino como pilares do posicionamento do Colégio Farroupilha’. A iniciativa busca resgatar valores por vezes esquecidos na sociedade como cidadania, respeito ao próximo e ao meio ambiente, e mostra que a educação vai muito além da sala de aula e faz a diferença nos pequenos momentos do dia a dia.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.