A Educação Precisa de Respostas | 15/10/2013 17h27min
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) abrirá, nesta semana, as portas de suas unidades em todo o Brasil para receber a comunidade, estudantes, parceiros e empresários. É o Mundo Senai, que desperta o interesse dos visitantes pelas diversas profissões industriais e promove a aproximação com a indústria. Em Santa Catarina, onde a entidade integra a FIESC, o evento ocorre de 16 a 18 de outubro, com diversas atrações, destacando-se as mostras de projetos desenvolvidos pelos estudantes, nas atividades práticas dos cursos. A abertura oficial do evento no Estado será no dia 16, às 14 horas, na unidade de São José, com a presença do tenista Gustavo Kuerten e do presidente da FIESC, Glauco José Côrte.
Durante os três dias, as 403 unidades do SENAI em todo o país que confirmaram a participação devem receber cerca de 400 mil visitantes. No ano passado, na quarta edição do evento, as 427 unidades que abriram as portas à comunidade receberam 365 mil pessoas. Entre os serviços oferecidos gratuitamente há palestras, mostras tecnológicas, minicursos, orientação profissional e visitas guiadas aos laboratórios que simulam o dia a dia da indústria. "É uma oportunidade para os jovens conhecerem as opções de carreira e a importância da educação profissional para conquistar uma vaga no mercado de trabalho", diz o diretor de Operações do SENAI Nacional, Gustavo Leal.
Confira a programação do Mundo SENAI em todas as cidades no site www.mundosenai.com.br .
Veja alguns destaques da programação em Santa Catarina
São José
Em São José, além da presença de Guga na abertura oficial, será realizada mostra de projetos de estudantes, com 127 trabalhos inscritos. Entre eles estão o braço mecânico, desenvolvido por alunos do curso superior de eletrônica industrial, a big tower (técnico em eletrotécnica), centro de distribuição e tipos de modais (aprendizagem industrial em logística), "segurança da minha saúde" (técnico em segurança do trabalho). Além disso, os visitantes participarão de sorteio para experimentar o simulador de voo.
Palhoça
Estarão em exposição 55 projetos, entre os quais a injeção eletrônica e freios ABS (do curso técnico em mecânica automotiva), sistema de trem de pouso (curso técnico em manutenção aeronáutica), desenvolvimento e novas tecnologias da construção, casa popular sustentável, tecnologia em dispositivos móveis aplicados em execução de obras (curso técnico de edificações). Os alunos do curso de aprendizagem em marcenaria apresentarão o projeto "praticidade ao seu alcance", um móvel 4 em 1, que agrupa cama, mesa, gaveteiro e armário.
Florianópolis
Será exposta uma dezena de trabalhos de alunos dos cursos técnicos e de aprendizagem. Além disso, em cada um dos três dias de evento, serão realizadas quatro oficinas de inclusão digital e outras quatro de programação. Os visitantes poderão obter noções de informática básica, nas oficinas de inclusão digital, que serão ministradas por quatro alunos dos cursos técnicos. Já as oficinas de programação são destinadas às pessoas que tenham conhecimento básico em informática e desejam saber como é o cotidiano de um aluno da área. O Mundo SENAI em Florianópolis contará ainda com a participação do IEL/SC e do Floripa Interativa (do Sapiens Parque).
Chapecó
O SENAI em Chapecó terá o quinto encontro de egressos dos cursos superiores de tecnologia, encontro com empresários dos setores metalmecânico, construção civil, alimentos e moveleiro. Também serão expostos projetos de alunos. Um exemplo é o preparado pela turma do curso técnico em segurança do trabalho, de orientação para o trabalhador doméstico ou profissional realizar as atividades de forma correta e segura, com a utilização de equipamentos adequados.
Capinzal
Serão expostos projetos de alunos nas áreas de alimentos, mecânica e informática.Na área mecânica, entre os diversos dispositivos, está a máquina de compactação de latas de alumínio com braço hidráulico e esteira transportadora, desenvolvida por um grupo de alunos de aprendizagem industrial com o apoio da empresa em que são aprendizes. Outro projeto é a máquina de cortar batatas em espiral, desenvolvida por um grupo do curso técnico em mecânica. Quem percorrer o túnel do tempo montado pelos alunos do curso técnico em manutenção e suporte em informática saberá como foi a evolução da tecnologia. Os alunos da área ainda farão coleta de computadores velhos, que serão reformados e doados após o evento. Outro projeto será o overclock e underclock utilizando o óleo de soja como agente refrigerante e tela de computador em que as informações apenas poderão ser vistas com óculos especiais desenvolvidos pelos alunos. Uma turma de aprendizagem gerará hologramas com imagens captadas com um telescópio. Na área de alimentos, o destaque será a entrega de "Vale Projeto" para degustação dos produtos. Os alunos não economizaram nas
propostas de receitas: doce de leite com nozes e cereja, agnolini doce instantâneo, junto e misturado (queijo com salame e temperos), iogurte de leite de cabra fonte de fibras e o bolinho de peixe. Também será apresentado o requeijão cremoso, fonte de fibras com teor reduzido de sódio, projeto desenvolvido com apoio do Edital Pro-Pesquisa. Além disso, serão distribuídos pão de queijo mineiro e cup cake, elaborados pelo curso de qualificação em panificação e confeitaria.
Luzerna e Joaçaba
Entre os projetos expostos constam, na área de tecnologia da informação, o sistema de voz sobre IP, que tende a substituir os sistemas e aplicações baseadas em telefonia fixa. Na área de metalmecânica, será apresentada a fabricação automática de um chaveiro pistão, no qual os alunos demonstrarão técnicas de produção de uma autopeça. Na área eletroeletrônica, ocorre a demonstração da automação predial, pelo qual é possível comandar toda a casa por meio do celular. Além disso, os profissionais da área da saúde do SESI farão diagnóstico de pressão, índice de massa corporal e da condição física em geral dos visitantes interessados.
São Miguel do Oeste
Entre diversas atividades programadas, se destacam o recolhimento de lixo eletrônico, campeonato de overcloking, feira do conhecimento e mostra tecnológica. Serão realizados minicursos de panificação, confeitaria, leites e derivados, geleias e compotas de frutas, backup na nuvem com Google Drive, reunião online com Google Hangout.
Brusque
Serão apresentados nove projetos desenvolvidos por estudantes, entre os quais um labirinto em que os participantes entrarão vendados e desenvolverão o sistema sensorial, a rádio on line e uma abordagem sobre o medo.
Timbó
As unidades do SENAI em Indaial, Timbó e Pomerode realizam o Café com Gestores, com palestra sobre aprendizagem industrial. O evento será no dia 18, às 8 horas, no Auditório da ACIMVI - Timbó (rua Duque de Caxias, nº 830 - Sala 107, no Centro Empresarial de Timbó).
Rio do Sul
No Alto Vale do Itajaí, o evento será realizado nos dias 7 e 8 de novembro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.