clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Vestibular  | 15/10/2013 11h17min

Próximo do fim das inscrições para a UFRGS, alguns vestibulandos ainda hesitam para optar por um curso

Mesmo com prazo perto do fim, ainda há tempo para tomar uma decisão consciente

Bruno Moraes  |  bruno.moraes@zerohora.com.br

Para a maioria das pessoas, o fim do ano é época de planejar festas e férias. Porém, para um vestibulando, trata-se de um momento que pode despertar angústias. E quando este estudante ainda está indeciso sobre a carreira, então, a proximidade das provas e do encerramento dos prazos de inscrição é capaz de piorar esses sentimentos.

A poucos dias do fim das inscrições para o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Israelita Victhoria Baggio, 17 anos, ainda não bateu o martelo sobre o curso para o qual vai concorrer. Ela se divide entre várias alternativas:

— Na Feira de Profissões da PUCRS, visitei os estandes dos cursos de Direito, Psicologia e Ciências Socias. Também fui em palestras na Faculdade de Educação, durante o UFRGS Portas Abertas, e gostei bastante de Pedagogia. Minha família já me sugeriu Medicina e Veterinária. Mas não sei no que me basear para me decidir.

No caso de Francine Alves, 20 anos, há menos graduações em questão. Porém, isso não garante mais facilidade para tomar uma decisão. Em 2011, ela deixou o curso de Administração logo nos primeiros dias. No ano seguinte, fez um semestre de Jornalismo. Atualmente, avalia se deve seguir na área de comunicação social ou se deve partir para a de Letras ou a de História.

— Sei que quero trabalhar com texto. Conversei com formados em Letras e História e vi que os bacharelados envolvem bastante pesquisa, que é uma atividade que me interessa.

Segundo a psicóloga Sandra Poloni, que coordena o Programa de Orientação Vocacional do Serviço de Psicologia Aplicada, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), escolher uma carreira não é uma questão de "tudo ou nada":

— A sociedade cobra que a escolha seja logo e certa. Os jovens estão firmando uma identidade pessoal enquanto buscam uma identidade profissional. São poucos os que têm certeza da escolha, mas isso não é um fracasso dos outros. Sempre é possível fazer uma reopção no futuro.

> Confira mais dicas de psicólogos para tomar a melhor decisão sobre o curso

***

"Não fiz vestibular no verão desse ano porque não tive tempo de me preparar. Agora, não sei se insisto no Jornalismo ou se mudo."

Francine Alves, 20 anos

"Me inscrevi na UFRGS, mas ainda não paguei. Como é uma escolha que vai acarretar muitas coisas para a minha vida, estou em dúvida."

Victhoria Baggio, 17 anos

ZERO HORA
Tadeu Vilani / Agencia RBS

As vestibulandas Francine Alves e Victhoria Baggio ainda têm mais de um curso como opções para o vestibular
Foto:  Tadeu Vilani  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.