Educação Básica | 15/10/2013 09h26min
A indicação política de diretores das escolas estaduais de Santa Catarina chega ao fim nesta terça-feira. O decreto com a mudança de modelo será assinado pelo governador Raimundo Colombo. Apesar da alteração, a efetiva participação de professores, alunos e pais no processo de escolha da direção ocorrerá apenas em 2015.
Pelo decreto, os novos diretores serão escolhidos com base em um plano de gestão que deve ter como foco o acesso, a permanência e a aprendizagem dos alunos. Este projeto será analisado por uma banca de consultores, especialistas em gestão escolar. Aqueles que atenderem a critérios técnicos seguem para a votação da comunidade, o que está previsto para ocorrer em outubro de 2015.
Segundo o secretário de Educação, Eduardo Deschamps, a eleição é uma maneira de estimular mais a participação dos responsáveis na vida escolar dos filhos.
A mudança vem pôr um fim num modelo ultrapassado que coloca Santa Catarina como o Estado que mais tem diretores indicados politicamente. De acordo com dados da Prova Brasil 2011, 86% de diretores de colégios estaduais assumiram o cargo por essa prática, que é mantida em apenas seis Estados.
Os diretores eleitos democraticamente assumirão os cargos somente em 2016. Até lá, haverá um processo de transição dos modelos que começa neste ano. Os atuais ocupantes do cargo de direção participam a partir do dia 21 deste mês de um curso de gestão escolar e precisam apresentar um plano de gestão até março do ano que vem. Um mês antes, a proposta precisa ser debatida nos conselhos escolares.
Este projeto terá validade até dezembro de 2015. Mas ao final de 2014, eles passam por uma avaliação. Caso o diretor não esteja cumprindo o planejado, perderá o cargo.
Junto com a assinatura do decreto, serão chamados ainda três mil docentes aprovados no concurso do magistério feito em 2012. Também haverá uma homenagem ao Dia dos Professores.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.