clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Enem  | 14/10/2013 18h00min

Entenda como é calculada a nota do Enem

Com pesos diferentes para cada questão, resultado é calculado com base na Teoria da Resposta ao Item

A primeira grande modificação trazida pela prova do Enem foi a divisão não-convencional dos assuntos. Não se tem questões divididas por matérias (história, geografia, biologia, literatura, etc), mas por áreas do conhecimento. Trata-se de uma prova de caráter interdisciplinar.

— O Enem surgiu para dar mais qualidade e questionar o currículo da Educação Básica, principalmente do Ensino Médio — reflete Marta Quintanilha Gomes, coordenadora do curso de Pedagogia da Unisinos e doutora em Educação.

A ideia é que o candidato analise situações e apresente argumentos que mostrem sua compreensão de questões complexas, aproximando o aluno da vida como ela é e dos enfrentamentos que ele terá no mercado de trabalho, por exemplo. Segundo Marta, o Enem procura imprimir no mundo da escola o que é vivenciado no dia a dia:

— Para o candidato se preparar para os enfrentamentos do dia a dia, é preciso compreensão do mundo ao seu redor e não uma decoreba de disciplinas específicas. E é isso que o Enem espera dele. Para isso, é preciso ler, saber o que está acontecendo no mundo, conhecer o seu entorno, compreender como o mundo está se organizando.

Segundo Marta, a Educação Infantil, como não tem muita prestação de contas com o MEC, está muito mais próxima do que o Enem quer implantar do que estão os Ensinos Fundamental e Médio.

— Para se ter uma ideia, as diretrizes da Educação Infantil de 2009 compreendem o currículo de forma complexa, sem áreas do conhecimento de forma compartimentada. A ideia é que a Educação Infantil influencie a Educação Básica — diz a professora da Unisinos.

Na hora de responder às questões da prova, o candidato precisa compreender a aplicabilidade de um mesmo conceito em diferentes disciplinas. Para isso, segundo Roselane Costella, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o aluno precisa lembrar em que contexto ele aprendeu o conteúdo exposto nas questões.

— Desta forma, se estabelece uma relação entre o conteúdo que ele aprendeu e o contexto que está sendo solicitado pela questão — explica Roselane. — O aluno faz uma busca em sua memória acadêmica, retoma os conceitos e os explora na questão para responder de forma competente.

COMO RESPONDER ÀS QUESTÕES

A professora da Faculdade de Educação da UFRGS Roselane Costella explica que, por mais apertado que o candidato esteja no tempo, deve buscar ler e compreender a questão e não chutar. Roselane indica que:

— O candidato deve ler primeiro a pergunta que a questão está fazendo e não a questão toda. Isso faz com que a leitura da questão seja dirigida para a pergunta, muda o olhar.

— Depois de ler a pergunta, o aluno deve voltar para o texto da questão e pensar qual pode ser a resposta.

— Por último, deve olhar para as opções e procurar pela resposta

Não há nota zero no Enem, como também não há uma nota máxima pré-fixada. Esses valores mudam de ano para ano entre as áreas de conhecimento: em 2012, a nota mínima de matemática foi 277,2, e a máxima foi 955,2. Na área das ciências humanas, a mínima foi 295,6 e a máxima foi 874,9. Retomando o exemplo da corrida, um competidor que não conseguisse completar uma prova de 100 metros não é, necessariamente, alguém que não consegue correr absolutamente nada.

ZERO HORA

Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.