Enem | 14/10/2013 17h48min
Muitas vezes, o candidato nem se dá conta, mas está utilizando os conhecimentos das aulas de artes ao responder questões do Enem. Isso acontece quando é preciso interpretar ilustrações, charges e, claro, obras de arte.
Essas abordagens aparecem na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e, segundo a professora de Artes Rafaela da Silva, do Colégio La Salle Dores, a relação entre artes e assuntos de literatura, filosofia e história que costuma aparecer na prova se dá pelo fato de que a arte está diretamente relacionada à vida e à forma como a sociedade se reconhece.
Além disso, ao estudar os períodos artísticos, o aluno está também fazendo uma recapitulação histórica, seja do mundo ou de seu país.
— Saber identificar um período artístico exige do aluno conhecimento histórico sobre as fases da arte, suas principais manifestações e contribuições sociais. A compreensão do percurso histórico da arte favorece ao aluno uma reflexão sobre o hoje, passando a ser mais fácil perceber as mudanças ocorridas. O valor cultural de um país depende do seu reconhecimento. Sem sabermos do passado, não há como compreendermos o presente — orienta Rafaela.
Exemplo 1
A obra Guernica, do pintor espanhol Pablo Picasso, apresenta os horrores da guerra, retratando o bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães que apoiavam o ditador Francisco Franco.
Exemplo 2
A obra A Estudante, de Anita Malfatti, na qual a pintora faz uso de certa deformação moderada, procurando fugir de modelos clássicos. Isso porque o Brasil da época de 1915 ainda acreditava que o Neoclassicismo fosse a melhor forma artística. Será a exposição de Anita Malfatti que mudará o rumo da arte brasileira abrindo caminho para Semana de Arte Moderna de 1922.
O QUE JÁ CAIU
1998 a 2009 - Questões sobre Van Gogh (pós-impressionista), Pablo Picasso (cubismo), Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Anita Malfatti (Modernismo Brasileiro).
2010 - Questões sobre Andy Warhol (Pop Art), Leonardo da Vinci (Renascimento), Pablo Picasso (Cubismo), Salvador Dalí (Surrealismo), Claude Monet (Impressionismo), Anita Malfatti (Modernismo Brasileiro).
2011 - Arte Urbana, Arte Pré-Histórica, Arte Conceitual e Pablo Picasso (Guernica — Cubismo).
2012 — Pablo Picasso (Cubismo), Aleijadinho (Barroco Brasileiro), Rafael Sanzio (Renascimento), Heitor dos Prazeres (Arte Popular), Marc Chagall, Oscar Niemeyer.
DICAS
— Os períodos artísticos têm grande vínculo com fatores históricos e sociais da época em que se consolidam. Por isso, para interpretar uma pintura, é importante situá-la no tempo e no espaço.
— Ao identificar a época, o estudante deve buscar referências do período. No início do século 20, por exemplo, surgiram as vanguardas europeias, influenciadas pela máquina e pela guerra.
— O uso de símbolos e signos induzem a compreensão de elementos ocultos na obra. Para isso, o aluno deve ficar atento a alguns fatores, entre eles: período artístico da obra e seu contexto épico.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.