Sustentabilidade | 10/10/2013 07h01min
A professora Katia Denker Lange, 24 anos, encontrou um jeito criativo de divertir e ensinar uma turma de 20 crianças do berçário 2 do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Leonir Pessate Alves, no bairro Ilha da Figueira, em Jaraguá do Sul. Com a ajuda dos meninos e meninas, ela construiu uma casinha de bonecas com caixas de leite longa vida, jornais e papelão. A iniciativa deu tão certo que até crianças maiores participam da brincadeira.
A casinha tem 1,75 metro de altura e 1,5 metro de largura e foi montada pela professora durante os horários do "soninho" da turma. O projeto começou no dia 19 de agosto e terminou em 13 de setembro. Katia trabalhou cerca de 40 horas para colar as 752 caixas de leite, que foram "recheadas" com jornal pela turma para que ficassem mais firmes. As crianças realizaram essa atividade por cerca de meia hora por dia e ajudaram a trazer as caixas de casa.
A pequena residência também está mobiliada com uma pia feita com o mesmo material e um armário de madeira, onde as crianças lavam louças de brinquedo.
— Elas estavam ansiosas para ver a casinha pronta. Até os pais vinham me perguntar se já estava concluída — conta a professora.
Katia disse que o projeto tem vários objetivos, como ajudar na socialização das crianças, resgatar as brincadeiras em grupo, incentivar a imaginação e conscientizar sobre a preservação do meio ambiente, com a reutilização de materiais recicláveis.
— As crianças estão interagindo mais entre si e aprenderam a dividir tarefas. A gente
também vê que elas cuidam muito da casinha, já que ajudaram a construir — comenta a professora, que quer criar outros itens para completar a moradia, como um telefone e algumas panelas.
Katia pretende inscrever o projeto no Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação e Cultura (Mec), que premia experiências pedagógicas desenvolvidas por professores. A diretora do CEI, Elizangela Piekarzewicz, diz que outros projetos semelhantes poderão ser adotados pela instituição no futuro.
A brincadeira na casinha acontece em grupos de cinco alunos. Na quarta de manhã, os colegas Isadora Hornburg, Isabella Sauner, Anabel Vieira e Gabriel Panini, todos de dois anos, se divertiram ao realizarem juntos as "tarefas domésticas". Tudo com muita organização e alegria.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.