clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

A Educação Precisa de Respostas  | 08/10/2013 17h28min

Secretaria de Educação de Florianópolis anuncia vencedores do Prêmio Professor Nota Dez

Os cinco educadores escolhidos serão homenageados na segunda quinzena de outubro.

Homem Aranha, policial, Sujismundo, cientista, esses são alguns dos 18 personagens do professor de Educação Física Elias Casemiro Dutra Fernández, da Creche Municipal Vicentina Maria da Costa Laurindo, na Vargem Grande. Com um projeto voltado para o desenvolvimento motor da criançada, o profissional foi um dos ganhadores do Prêmio Professor Nota Dez, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

Outro projeto destaque, "Um Pedacinho De Terra Perdido No Mar”, é o da educadora Jamira Furlani, da Creche Municipal Monteiro Lobato, no bairro Carianos. Percorrendo diversos pontos históricos de Florianópolis, como a Praça XV e o Mercado Público, a atividade faz com que os cidadãos mirins conheçam a cultura da cidade. São usados folders e guias turísticos doados por uma empresa da área. O material, que fica a disposição das crianças, tem varias fotos e mapas que são usados pelos pequenos para ajudar na localização e visualizam as distâncias que serão percorridas nos passeios.

Com o projeto “Eu, cidadão do mundo na Ilha da Magia!”, Tatiane Alexandre, do Núcleo de Educação Infantil Maria Salomé dos Santos, em Sambaqui, também conquistou o prêmio. A professora buscou fazer com que as crianças percebam sua identidade pessoal, além de proporcionar o contato com diferentes culturas. Através da imaginação, os pequenos “viajam” para diversos lugares do Brasil e do mundo, vivenciando por meio de danças e músicas os contrastes que existem no planeta.
 Diane Schlieck , da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus, igualmente foi selecionada. Diane montou um blog para que os alunos publiquem os conhecimentos adquiridos com a horta escolar e assim compartilhem o aprendizado.

 Fechando o time de professores nota dez está a educadora Mariana de Oliveira Mendes, da Creche Vila Cachoeira, no Saco Grande II. A professora transformou cd’s em peixes, caixas de ovos em águas-vivas e bolinhas plásticas em bolhas do mar. A sala de aula passou a ser um oceano. O projeto também proporcionou aos alunos diversos passeios e atividades sobre o tema.

O concurso, que está em sua segunda edição, é destinado a professores que se destacaram contribuindo para uma educação de qualidade, seja na criação de atividades educativas, inovadoras e transformadoras, ou na atuação do atendimento aos alunos.

Os ganhadores receberão medalha, diploma e a oportunidade de participar de feira, seminário, congresso ou evento similar na área da Educação em território nacional. A cerimonia de condecoração ocorrerá na segunda quinzena de outubro, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Câmara Municipal de Vereadores.

 
"Um Pedacinho De Terra Perdido No Mar... Conhecendo Florianópolis"

Um dos projetos vencedores foi o realizado na Creche Municipal Monteiro Lobato, no bairro Carianos, articulado pela professora Jamira, coma ajuda de Nara Alice Costa e Georgia Barros. Conhecer a ilha de Santa Catarina, com suas belezas naturais e sua história, além do funcionamento da cidade e seus personagens, os “manezinhos”, é o objetivo do trabalho. Para isso foram usados cartazes, folder e guias de turismo para auxiliar na compreensão do assunto. Para vivenciar um pouco a história da Ilha, que ainda se encontra presente nas tradicionais construções, as professoras levaram os pequenos exploradores para conhecer diversos pontos históricos e turísticos de Florianópolis.
 
Blog compartilha conhecimentos adquiridos em horta

Diane Schlieck, que é responsável pela sala informatizada da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus, está promovendo com os alunos do 4º, 5º e 6º anos a manutenção do blog que foi feito par divulgar as atividades da horta escolar. O trabalho é realizado em parceria com os agrônomos Ícaro Pereira e Monica Auga, que auxiliam os estudantes no manejo da horta. Nesta etapa, os alunos registram as atividades desenvolvidas em forma de texto e fotos.Outra parte do projeto é feita com a professora do letramento, Regina Lima. Os estudantes revisam os textos, que são corrigidos pela profissional. Com o material pronto, os alunos vão para a sala informatizada e com o auxílio de Diane publicam o conteúdo no blog da horta.
 
Eu, cidadão do mundo na Ilha da Magia!

O terceiro projeto ganhador foi o da professora Tatiane Alexandre, do Núcleo de Educação Infantil Maria Salomé dos Santos, em Sambaqui, em parceria com Silvia Rodrigues Montiel, Maria De Fátima Xavier De Albuquerque e Priscila Wilma Luiz . A ação intitulada “Eu, cidadão do mundo na Ilha da magia!”, proporciona às crianças o contato com diferentes culturas. Rodas de conversa, contação de histórias, músicas e danças são algumas das atividades que buscam fazer com que os pequenos percebam sua identidade pessoal e cultural. Foi realizado um passeio na Praia das Flores, em Sambaqui, onde as crianças puderam ter contato com a natureza e avistar o cartão postal da cidade, a Ponte Hercílio Luz. Para conhecer as diferenças entre as culturas, a professora expôs fotografias e vídeos. Foi utilizado o livro “Que cor é a minha cor?” para explicar a miscigenação do povo brasileiro. O Japão também foi trabalhado, com a localização no mapa, músicas e danças típicas do país asiático.
 
Desenvolvendo as habilidades motoras através da imaginação

Atravessando pontes e cavernas, é assim que os pequenos da Creche Municipal Vicentina Maria da Costa Laurindo, na Vargem Pequena, vem estimulando o desenvolvimento motor. A atividade, que é realizada pelo professor Elias Casemiro Dutra Fernández nas aulas de Educação Física, trabalha com a imaginação das crianças através de canções. Elas imitam o movimento do animal e saltam das mesas, em “O Sapo não lava o pé”, por exemplo. Na música “Jacaré foi ao Mercado” atravessaram diversas pontes, sempre cuidando para não cair no rio. Conciliando o programa com diversos conteúdos, o professor dá vida a personagens, como a “Edenir da Horta”, que surgiu para incentivar o consumo de frutas e legumes e uma alimentação colorida, balanceada e saudável. Outro personagem é o Homem Aranha, que apareceu de surpresa quando as crianças aprendiam a música “Dona Aranha”. O super heroi ensinou os pequenos a passarem por uma grande teia de aranha feita com elástico. Para colocar ordem na creche, o professor deu vida a um policial. A autoridade incentivou a prática de exercícios e multou o que estava errado na instituição.  Para mostrar a importância da higiene pessoal, surgiu o Sujismundo, com o auxilio de profissionais da unidade as crianças deram um banho no novo colega sujinho. Misturando a cor azul com a amarela surge a cor verde, esse foi um os ensinamentos do Cientista que visitou as crianças da creche. Encenando este personagem o educador explicou a formação de cores misturando tintas em tubos de ensaio. Completando o time de personagens está Pedro, o pedreiro, Super Mário, Palhaço Cambalhota, Músico Regino, Garçon Raimundo e Mamãe Suzana. O profissional também representa Elias, o garoto sapeca, Bibliotecário Juscelino, Pirata Fredegundo, Vovó Marta, Cientista Casé, Selvagem, a cabra cega e o cigano Sandro.
 
O oceano entre quatro paredes

 As crianças de seis anos da Creche Vila Cachoeira, no Saco Grande II, tinham vontade de conhecer o mar. Para isso, a professora Mariana de Oliveira Mendes transformou o corredor da sala de aula em um oceano, decorado com materiais recicláveis e com as produções dos pequenos. A atividade, que teve a participação de Dayanna Junkes, Vania Machado Martins e Deise Arenhart precedeu inúmeras ações, como a participação no Eco Festival, visita ao Museu de Arte Moderna e passeios de escuna. O projeto “Descobridores dos Mares” abordou ainda a apresentação de filmes e documentários, músicas e histórias sobre o tema marinho.

Vencedores do Prêmio Professor Nota 10
 

Autor

Coautores

Projeto

Mariana De Oliveira Mendes

Dayanna Junkes

Vania Machado Martins

Deise Arenhart

 

Descobridores Dos Mares

Elias Casemiro Dutra Fernández

 

Estimulando O Movimento Através De Experiências Lúdicas, Sensoriais E Motoras

Diane Schlieck

Regina Lima

Mônica Dias Leite

Ícaro Pereira

Blog Da Horta Ebias

Tatiane Alexandre

Silvia Rodrigues Montiel 

Maria De Fátima Xavier De Albuquerque          

Priscila Wilma

Eu, Cidadão Do Mundo Na Ilha Da Magia

Jamira Furlani

Nara Alice Costa

Georgia Barros

 

“Um Pedacinho De Terra Perdido No Mar…Conhecendo Florianópolis”

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS
Divulgação / 

Projeto "Eu, Cidadão Do Mundo Na Ilha Da Magia" da professora Tatiane Alexandre
Foto:  Divulgação


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.