clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Enem  | 07/10/2013 16h38min

Participantes do Enem terão, em média, três minutos para cada questão

Em página especial, confira vídeos com dicas para responder perguntas do Enem com agilidade

Bruno Moraes  |  bruno.moraes@zerohora.com.br

Três minutos. Este é o tempo médio para responder a cada uma das 90 questões objetivas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As perguntas são reconhecidas entre estudantes como extensas e, por isso, trabalhosas.

> Em página especial, confira vídeos com dicas para resolver questões do Enem com agilidade
> Conheça a teoria usado no cálculo da nota do Enem

No primeiro dia, 26 de outubro, os participantes terão quatro horas e meia para solucionar as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No dia seguinte, o prazo tem uma hora a mais, porém, além das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, é preciso fazer a redação.

Preparando-se para a sua quarta tentativa de ser aprovado em Medicina, o porto-alegrense Michel Mroginski, 20 anos, acredita que o empenho nos estudos durante o ano vai ajudá-lo a poupar tempo:

— O Enem trabalha a resistência do aluno. Li bastante nesse ano, e isso vai me ajudar porque minha leitura ficou mais ágil. Começo as questões conferindo o enunciado, mas o texto sempre deve ser lido — diz o vestibulando, que pretende usar a nota na UFRGS e na UFCSPA.

> Resolva questões do Enem 2012 baseadas em imagens
> Conheça exemplos de redações nota 1 mil no Enem
> Confira calendário com dicas para os últimos dias antes do Enem

A estudante Carolina Galeazzi, 18 anos, de Veranópolis, prefere dedicar cerca de uma hora e meia para a redação, o que diminui o tempo médio para resolver as questões objetivas. Ela diz que compensa esses minutos pela facilidade que tem com linguagens:

— Assim que resolvo a questão, marco a resposta na grade. Se leio duas vezes e, mesmo assim, não sei como resolver, vou adiante e volto para a pergunta mais tarde — explica.

Palavra de professor

Embora a leitura dos textos dê trabalho, a professora do Colégio Província de São Pedro Sabrina Araújo Pacheco alerta para a necessidade de não desprezá-la:

— São provas extensas com, em média, um texto para cada duas questões. Deve-se ler os textos com muita atenção, assinalando as palavras-chave, que dizem respeito ao assunto principal ou à opinião defendida.

Para tentar agilizar a resolução das questões, o professor de inglês do Grupo Unificado Fábio Vasques aponta uma estratégia:

— O aluno pode olhar o enunciado e as opções antes de ler o texto da questão que estiver fazendo. Assim, ele economiza tempo, pois faz uma primeira leitura já procurando a resposta.

ZERO HORA
Tadeu Vilani / Agencia RBS

Para não perderem tempo, Michel aposta nas habilidades de leitura desenvolvidas ao longo do ano e Carolina, na rapidez para marcar na grade
Foto:  Tadeu Vilani  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.