A Educação Precisa de Respostas | 03/10/2013 15h21min
Entender quem foram e como era a vida dos cavaleiros da idade média são os principais objetivos da pesquisa realizada por Polyana, estudante do Pólo Avançado da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), do Morro do Horácio. O trabalho possibilitou a contextualização deste período da história.
Para complementar os estudos, juntamente com os colegas de turma, Polyana visitou uma exposição de vestimentas e instrumentos inspirados nos protagonistas de seus estudos. A mostra foi realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina através do Sistema de Combate com Armas Medievais, que integra o Meridianum, Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais, vinculado ao Departamento de História.
De acordo com Daniel Berger, Chefe de Departamento da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, a pesquisa possibilitou à Polyana não só conhecer quem foram os templários, mas vivenciar uma forma diferente de estudar história, tendo autonomia para escolher o tema de seu interesse.
A EJA tem a pesquisa como princípio educativo. No desenvolver das aulas, os estudantes buscam dados em torno de diferentes problemáticas. A proposta é que as práticas de letramento surjam através da própria realização das investigações e dos diversos interesses dos alunos.
A unidade do Morro do Horácio está em funcionamento desde o início letivo na sede da Escola Básica Municipal Osvaldo Galupo. Os Pólos Avançados foram criados pelo programa A Hora é Agora, da Secretaria Municipal de Educação, que permite a adaptação dos horários, dias e aulas, conforme a necessidade de cada grupo, permitindo que trabalhadores tenham a possibilidade de estudar.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.