Unidades educacionais da rede municipal de ensino participam a partir desta quinta-feira do Projeto Papel Mundo, que trabalha com a contação de histórias, oficinas de ates visuais e criação narrativa, com distribuição de livros. O evento tem sede no prédio da agência do Banco Nacional do Desenvolvimento, na Avenida Hercílio Luz.
A atividade faz parte do Programa Mapas das Artes e Culturas, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, que está trabalhando com quatro ações que buscam fortalecer a valorização do patrimônio cultural de Florianópolis. A iniciativa também pretende ampliar o acesso à arte entre crianças, jovens, profissionais da educação e pais.
Uma das propostas é oferecer aos estudantes a visitação de espaços culturais, como o centro histórico, museus, cinemas e exposições artísticas. A meta é fazer com que os passeios façam parte do currículo educacional, contribuindo para o desenvolvimento da educação integral.
Compartilhar o conhecimento é o objetivo do segundo projeto do programa. Moradores da capital, que são chamados “mestres populares”, ministram oficinas, contam suas experiências e mostram seu trabalho para crianças e jovens da RME. Entre os mestres está o Artista Plástico Tolentino Santa’nna, que realizou uma oficina de artes para os alunos que estavam no II Seminário Práticas de Estágio, Pesquisa e Extensão da rede municipal de ensino.
No dia 10 de outubro, as crianças da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia Santos, localizada na Armação do Pântano do Sul, farão apresentação do Boi de Mamão na Escola Básica Almirante Carvalhal, em Coqueiros. Esta é uma das atividades do projeto “Intercâmbio Cultural: lugares de aprender”, que visa à troca de iniciativas entre as unidades. Danças, teatros, pintura, exposição de arte plástica e culinária são algumas das ações que as unidades apresentam em eventos da SME e em outras instituições da rede.
Proporcionar mais conhecimentos para os educadores é o objetivo da quarta iniciativa do programa. Para ampliar o entendimento dos professores sobre a cultura de Florianópolis, são realizadas atividades que envolvem visitas a monumentos culturais e a formação continuada dos profissionais, com minicursos, oficinas, seminários, circuitos culturais e mostras de artes educativas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis