Entrevista | 16/09/2013 10h37min
Diário de Santa Maria — Como é possível acompanhar a qualidade do aprendizado das escolas?
Kizzy Morejón — Em primeiro lugar, para acompanhar a qualidade da aprendizagem, os pais precisam estar inseridos na educação de seus filhos e na escola de todas as formas. Não temos como saber se nossos filhos estão aprendendo se não estivermos acompanhando o processo de perto. Penso que família e escola compartilham a responsabilidade de educar, cada uma de uma maneira diferente, mas devendo estar juntas sempre.
Diário — Quais os tipos de incentivos que os pais devem dar aos filhos quando o assunto é educação?
Kizzy — A geração de hoje é aquela do conhecimento, da cibercultura, e muitos pais podem não possuir esses mesmos conhecimentos, assim como a escola. Neste contexto, é importante que os pais sentem com os filhos, estabeleçam horários de estudo e horários de lazer. Mesmo que os pais sejam leigos, podem aprender com os filhos. O chamamento para essa convivência com o mundo do conhecimento é que é importante, os filhos sentirem que os pais se importam é o maior incentivo. Existem pesquisas que comprovam que filhos de pais leitores pegam gosto pela leitura. Então, outro incentivo é o exemplo, estar perto, motivando a aprendizagem.
Diário — Como é possível se aproximar dos filhos no ambiente escolar?
Kizzy — Para a galerinha de hoje, a proximidade dos pais, no ambiente escolar mesmo muitas vezes é "pagar mico". Mas é necessária essa aproximação, aos poucos, e com a ajuda da comunidade escolar. Penso que os pais devem driblar a criança e encarar o "mico" para o bem do próprio filho! Encarar micos juntos, muitas vezes, é um sinal de aproximação.
Diário — Até que ponto essas atitude são saudáveis e até onde é possível ir sem causar constrangimento para as crianças?
Kizzy — Pesquisas apontam que, em busca de aproximação, vale perguntar aos responsáveis: o que impede ou atrapalha a participação na vida escolar? Que estratégias usam diante das dificuldades dos filhos? Com base nisso, a escola pode ajudar, adequando os horários de atendimento aos pais ou promovendo discussões sobre o trabalho pedagógico, e, assim, tentar não causar constrangimentos para nenhuma das partes.
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