clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

A Educação Precisa de Respostas  | 11/09/2013 11h59min

Participação dos pais e relação deles com os filhos é indispensável para o aprendizado das crianças

'AN' perguntou a famílias e educadores como os pais podem participar da vida escolar dos filhos

Caroline Stinghen  |  caroline.stinghen@an.com.br

Com apenas seis anos, Eduardo Falcão Loth conhece as letras, as palavras e já consegue facilmente ler os livrinhos da biblioteca de sua escola, a Adolpho Bartsch, em Joinville. Se ele aprendeu a juntar as palavras na sala de aula, foi com aquela força dos pais que ele criou o hábito da leitura.

A mãe, a psicóloga Adriana Falcão Loth, 35 anos, influencia o pequeno, quando senta ao lado dele, muitas vezes antes de dormir, e lê junto de Eduardo.

—Antes, eu lia para ele. Quando ele aprendeu, combinamos de que eu leria uma página e ele a seguinte. Agora, ele até brinca comigo. Quando começo a ler, ele sai na frente e começa a contar a história—, brinca a mãe e incentivadora.

Adriana sabe que há sempre o que melhorar. Para estar mais presente ainda na vida escolar do filho e incentivar o apreço dele pela escola, ela entrou para o time da Associação de Pais e Professores (APP). Segundo a mãe, o filho adora vê-la todos os dias no colégio.

—Sinto que ele tem orgulho da minha participação. Ele faz questão de mostrar suas atividades na parede da escola, mostra até o cardápio da merenda—, relatou Adriana.

Na escola do distrito de Pirabeiraba, que atende a crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, as crianças têm tarefas todos os dias. O que para Adriana significa que cria uma rotina e uma disciplina interessante em casa.

Ela costuma participar deste momento, mas deixa claro ao pequeno: a primeira coisa que ele precisa fazer ao chegar em casa são os deveres. Só assim ele pode brincar no computador ou ver televisão.

—Ele sabe que desta forma estará livre para fazer o que quiser depois—, observou a mãe.

Para o diretor da escola, Fábio de Almeida Doin, esta relação estreita entre pais, filhos e escola, aliada ao trabalho em conjunto dos professores e a boa gestão, foi a razão que trouxe à escola a melhor nota no Ideb de Santa Catarina em 2011. A média 7,9 é de dar inveja.

Ele mostra orgulhoso ainda o planejamento anual da escola. Em forma de manual, todos os professores recebem um caderno na qual estão os valores e a metodologia.

Como se tornar mais presente na vida do seu filho:

- Os pais têm de se preocupar desde o início e não só quando os filhos estão na quarta série, por exemplo. Nessa fase, já é mais difícil conseguir uma conversa mais aberta.

- Desde a barriga é sempre bom conversar, expor as opiniões, nunca esconder nada, sempre tentando se adaptar à linguagem da criança.

- Aproveite todos os momentos. Se está na cozinha preparando o almoço, converse. Peça para ver um desenho. Procure puxar assunto, por qualquer motivo.

- Se os pais estão fazendo o máximo que podem dentro das possibilidades para estarem mais com o filho, não precisam sentir culpa. Mesmo que seja pouco o tempo, a criança vai perceber que estes momentos são ótimos.

- É preciso pensar em qualidade e não quantidade. Os próprios filhos têm a rotina eles, como os joguinhos, a internet.

- Exageros atrapalham. Ligar para a escola por qualquer motivo acaba tomando a autonomia do filho para resolver as questões da rotina. É preciso ter um equilíbrio.

- Pais nunca devem fazer os deveres no lugar dos filhos. Quando admitem isso, além de ensinar o filho a mentir, ele acaba não aprendendo. Os pais podem ajudar explicando, mas nunca dando respostas.

A NOTÍCIA
Diorgenes Pandini / Agencia RBS

Ao lado da mãe Adriana, Eduardo toma gosto pela leitura
Foto:  Diorgenes Pandini  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.