clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Ensino Superior  | 10/09/2013 12h41min

MEC dará bolsas para formar novos professores

Ministro Aloizio Mercadante anunciou projeto que visa a estimular estudantes a optarem por cursos de licenciatura

Ângela Ravazzolo  |  angela.ravazzolo@zerohora.com.br

O ministro da Educação anunciou para os próximos dias o lançamento de um projeto nacional com o objetivo de estimular a carreira de professor entre estudantes do Ensino Médio. Durante a abertura do 2º Congresso Todos pela Educação, em Brasília, Aloizio Mercadante afirmou que o programa Quero Ser Cientista, Quero Ser Professor vai conceder bolsas para pesquisa nas áreas de matemática, física, química e biologia.

A proposta do governo é incentivar o interesse pelas licenciaturas dessas áreas especialmente. Alunos de escolas públicas e professores orientadores receberão uma bolsa de estudos para desenvolver um projeto de pesquisa, aos moldes daqueles já implantados em instituições de ensino superior, de iniciação científica. Tanto o orientador quanto o estudante selecionados contarão ainda com o apoio de um pesquisador de universidade. Para o estudante, a bolsa deve ser de R$ 150.

De acordo com o ministro, há um déficit de cerca de 170 mil professores de matemática, física e química no setor público no Brasil.

— A demanda por matrículas no Ensino Superior nessas áreas é muito baixa, está em torno de 3%, e não sai desse patamar. As engenharias cresceram fortemente, passaram o Direito, mas matemática, física e química não crescem.

Detalhes do projeto devem ser divulgados nos próximos dias em portaria pelo MEC, e Estados de todo o país poderão aderir ao programa. A previsão é de que sejam liberadas, em um primeiro momento, em torno de 30 mil bolsas para estudantes de escolas públicas de todo o país.

O congresso, que tem como tema Educação: Agenda de Todos, Prioridade Nacional, ocorre na sede do Conselho Nacional de Educação, em Brasília, hoje e amanhã. O empresário Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho de Governança do Todos pela Educação, participou da abertura do evento e defendeu os investimentos em educação como prioridade para o desenvolvimento do país.

Ângela Ravazzolo viajou a convite do Movimento Todos pela Educação

ZERO HORA

Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.