| 05/09/2013 15h42min
O MEC lançou nesta quinta-feira o guia de redação do Enem 2013, que inclui redações que receberam a nota máxima, informações sobre provas anteriores e instruções para o aluno aproveitar bem o espaço disponível. Ao contrário do ano passado, quando mais de 1,6 milhão de exemplares foram distribuídos para alunos da rede pública, o guia completo será lançado apenas no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, órgão do MEC responsável pela elaboração da prova).
Os candidatos tem cerca de um mês e meio para estudar o material, já que a prova será nos dias 26 e 27 de outubro. O manual ressalta a informação de que o candidato terá sua nota zerada se incluir trechos indevidos na redação - medida que busca impedir situações como a do jovem que ficou famoso nas redes sociais ao incluir uma receita de Miojo no texto e receber 560 pontos (de um máximo de mil).
:: FGV oferece aulas gratuitas e questões comentadas focadas no Enem
:: Enem 2013 terá correção de redações mais rigorosa
Entre os exemplos de redações com nota máxima, o guia traz um texto em que falta um acento na palavra "espanhóis". A publicação do erro foi proposital e tem a intenção de demonstrar que deslizes pontuais não serão punidos. Na redação publicada, a mesma palavra aparece três vezes, mas sem acento em apenas uma delas.
— O entendimento dos especialistas é que isso mostra o completo domínio da norma culta. Você tem uma pessoa sob pressão fazendo a prova — afirmou Luiz Claudio Costa, presidente do Inep.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.