clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 05/09/2013 16h32min

EEB Altamiro Guimarães ensina sobre eclipse na marcha de 7 de setembro

Estudantes da escola de Antônio Carlos transformam o desfile em uma aula de astronomia

No último domingo, 1º de setembro, realizou-se em Antonio Carlos o desfile comemorativo a semana da pátria. A EEB Altamiro Guimarães fechou o evento com vários pelotões apresentando diversos temas. Cleber Lima Chaves, professor de Física e integrante do GEA (Grupo de Estudos de Astronomia da UFSC), com autorização do diretor Jucélio Schmitt, planejou juntamente com os alunos desde o início do ano letivo um tema que contivesse a demonstração do fenômeno do eclipse solar, que irá ocorrer em 3/11/13 no nordeste do Brasil com parcialidade de 40%. O projeto foi executado com muito sucesso, marcado pela interatividade dos alunos durante as encenações com o público que lá assistia.

O pelotão do Eclipse Solar que fechou o desfile da escola e por consequência o da cidade contou com três distintos blocos:

1º bloco - Com 43 alunos cada qual carregava uma placa de 30 cm x 40 cm que continha uma letra a frente e outra no verso. Foram organizadas de tal maneira que ao silvo de um apito formavam-se perguntas e em seguida formavam as respostas.
a) O que é o eclipse? "é a sombra da Lua"; b) Em que local? "Nordeste do BR"; c) Quando? "3 - Nov - 2013".

2º bloco - Com 40 alunos vestidos a carater representando os três astros: Sol (túnicas amarelas), Lua (túnicas brancas) e a Terra (túnicas azuis e pretas as costas) todos complementados com arranjos de cabeça coerentes. Estes, por sua vez, foram controlados durante a encenação por um professor que acionava uma buzina de caminhão como senha para execução da interatividade na avenida para formação do eclipse, fazia com que a Lua transladasse entre Sol e Terra. A medida em que a Lua ficasse entre os astros, alunos do grupo Terra viravam de costas mostrando a túnica preta simbolizando a sombra, e após a saída do alinhamento pela Lua, o azul da Terra voltava a se formar. Tudo muito bem demonstrado e explicado a platéia que assistia o desfile. Com certeza o público que não conhecia o conceito acabou aprendendo como ocorre o fenômeno astronômico do Eclipse Solar.

3º bloco - Em um ato de interdisciplinaridade história, artes, português, física e astronomia num total de 43 alunos também vestidos a caráter representaram um cerimonial Asteca de sacrifício humano ao Deus Sol. Tal grupo contou com cinco alunas caracterizando os sacerdotes e que após a captura de um guerreiro inimigo, deveriam então retirar o coração ainda pulsando para uma oferenda ao sol, o qual deveria proteger o povo e facilitar as boas colheitas. Foi montado um grande painel da retaguarda da tribo, de onde surgia um eclipse (cenas do filme Apocalypto). Como os sacerdotes não dominavam o conhecimento do fenômeno, cerimônia foi suspensa, o guerreiro perdoado e libertado. Novamente tudo com muito êxito e eficácia ocorreu na mais perfeita ordem, após exaustivos e incansáveis preparativos e ensaios.

EEB ALTAMIRO GUIMARÃES
Divulgação / 


Foto:  Divulgação


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.