clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Enem  | 05/09/2013 14h53min

Inep divulga guia sobre redação do Enem 2013

Documento traz dois exemplos de redações com nota máxima de estudantes de Santa Maria

Atualizada em 11/09/2013 às 10h07min

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem o Guia do Participante — A Redação no Enem 2013.

O documento, que pode ser acessado no site do Inep, explica a metodologia de correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio e traz cinco textos avaliados com a nota máxima em 2012 — dois deles de autoria de estudantes de Santa Maria.

>>> Enem 2013 terá correção de redações mais rigorosa

>>> Saiba como são corrigidas as redações na UFRGS, na UFSM e no Enem

As redações Olhares que Buscam o Brasil, de Caroline Lopes dos Santos, e Imigração no Brasil: Resolver para Poder Crescer, de Larissa Reghelin Comazzetto, estão entre as cinco dissertações nota mil citadas como exemplos no documento.

No guia, os candidatos encontram explicações sobre as cinco competências que serão levadas em consideração pelos avaliadores. Também é feita uma apresentação do tema do exame do ano passado (a imigração para o Brasil no século 21), com recomendações sobre como desenvolvê-lo.

Com 7,1 milhões de inscritos, 24% a mais do que na edição de 2012, o Enem terá provas no último fim de semana de outubro, dias 26 e 27 (dia da redação).

Em março de 2013, a divulgação de textos com trechos de hino de um clube de futebol e de receita de macarrão instantâneo causou polêmica entre estudantes e levou o Ministério da Educação (MEC) a alterar alguns critérios de correção. Entre as medidas, está a anulação das redações que apresentarem "parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto".

Em 2013, prova terá novas regras de correção

Outra mudança diz respeito aos erros de português. Na última edição do Enem, vazaram conteúdos de redações que, apesar de erros, como "rasoavel", "enchergar" e "trousse", receberam nota máxima. A partir deste ano, desvios ortográficos só serão desconsiderados em caso de nota mil quando a banca "justificar que aquele desvio é excepcional para justificar nota máxima".

Por fim, o MEC deverá recorrer mais vezes a um terceiro corretor. Normalmente, a redação passa por dois avaliadores. Agora, todas as vezes em que as duas notas tiverem uma diferença de mais de cem pontos na avaliação dos dois corretores, um terceiro corrigirá a prova. Antes, a tolerância era de 200 pontos.

As dicas de uma campeã

Caroline Lopes dos Santos é autora da redação Olhares que Buscam o Brasil, selecionada como modelo nota mil. Ela estudou no Colégio Militar de Santa Maria e foi aprovada em Medicina na UFSM. Confira o depoimento:

Praticar a escrita

"No colégio, escrevia várias redações. Além disso, recebíamos trabalhos de pesquisa, e eu acabava exercitando a escrita. Por exemplo, análise de obras literárias, escrever resenha sobre filmes. Quando lia obras de Machado de Assis, assimilava a escrita dele. Mas é claro que não dá para escrever em estilo literário o tempo todo, pois as redações dos vestibulares e do Enem são dissertativas/argumentativas, então, no final, eu aproveitava o vocabulário desses escritores."

Ler notícias

"Gosto de ler notícias, sempre leio jornal e, quando acesso a internet, antes de abrir as redes sociais, procuro acessar portais de notícias, mas sempre foi algo natural para mim, não é como uma tarefa imposta."

Organizar o tempo

"Nos últimos minutos, eu ainda estava passando a redação a limpo e não tinha feito a conclusão. Pensei em fazer uma metáfora ou citar uma característica do povo brasileiro. Lembrei da hospitalidade e da criatividade e concluí com algo relacionado ao título."

ZERO HORA

Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.