clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

A Educação Precisa de Respostas  | 04/09/2013 08h53min

Projeto Bom de Ler estimula o hábito da leitura

Ação itinerante é promovida em parceria com escolas e cidades

Além de ser Bom de Bola, a garotada também pode ser Bom de Ler. O Instituto Bom de Bola/Parati promove vários projetos sociais, entre eles, o maior campeonato escolar de futebol do Brasil, que forma atletas-cidadãos em Santa Catarina, com o apoio da Fesporte, Parati e RBSTV. Outra iniciativa é o Bom de Ler, que tem a parceria da Cidade Futura, escolas e cidades catarinenses, e estimula o desenvolvimento intelectual e a formação cultural e cidadã dos alunos através da leitura e a descoberta de bons livros e escritores.

Realizada nas escolas e cidades parceiras, a Estação Cultural Bom de Ler, de caráter itinerante, possibilita encontros culturais e artísticos em torno do livro e da leitura, durante dois dias. Os participantes têm o acesso a uma biblioteca que possui 360 livros selecionados da literatura brasileira e traduzidos, entre autores clássicos e contemporâneos. Cada título do acervo leva em conta o perfil dos leitores atendidos pelo projeto. A secretaria de Educação de cada município é quem estipula o público que vai participar do evento.

Já a oficina de Leitura e Filosofia do Livro destinada aos educadores, pais, artistas e produtores culturais, ressaltam a importância da leitura no trabalho educacional dos professores, e apresenta sugestões de livros e dinâmicas para serem trabalhados com os alunos, além de projetos inovadores nas cidades e escolas interessadas.

Durante 4 horas/aula, o escritor e coordenador do projeto Bom de Ler, José Paulo Teixeira, faz com que os participantes viagem pelo mundo da leitura e da imaginação, da arte e filosofia. A Oficina se completa com 2 horas/aulas de exercícios ou dinâmicas do Bom de Ler Professores, apresentadas pelos artistas da palavra convidados para contar suas experiências de leitura de clássicos da literatura brasileira, entre outros.

O projeto Bom de Ler possui uma agenda cultural que liga cultura do livro e cultura digital, filosofia com poesia, arte com histórias e já passou por várias cidades catarinenses entre elas estão: Xanxerê reuniu 600 alunos, Maravilha 580, Galvão e Jupiá foram 465 alunos, São Bernardino 350 e Novo Horizonte com 250 alunos. A próxima a sediar o evento será Araranguá nos dias 12, 13 e 14 de setembro.
 
Repórter na Escola

Juntamente ao Bom de Ler também é desenvolvido o projeto Repórter na Escola, que estabelece um vínculo entre escolas e cidades ligadas pela cultura e pela internet. Participam crianças e jovens de 10 a 15 anos, acompanhados por professores e artistas interessados em criar e desenvolver conteúdos culturais e artísticos e aplicá-los em suas vidas ou em seus próprios projetos escolares.

Para participar do programa, as escolas selecionam e inscrevem alunos nas oficinas do repórter oferecidas pelo Instituto Parati. São produzidos conteúdos e criações gráficas e digitais, fotos e textos, áudios, clipes e vídeos.
 
Cultura digital

Para crianças menores são oferecidos cursos preparatórios de internet e cultura digital, que atende filhos de funcionários e escolas próximas a sede do Instituto Parati, em São Lourenço. Nas atividades de Cultura Digital, os alunos matriculados recebem as noções básicas de informática e internet, e utilizam as mídias sociais e suas ferramentas.

Oito turmas de até 24 crianças participam semanalmente das aulas e recebem 30 horas-aulas de conteúdos:  introdução ao Windows, word,  Excel,  Power Point,  Internet, E-mail,  Digitação,  Download de arquivos e programas, História do computador,  História do livro e  Jornalismo, uso de mídias sociais e da internet.
 
Programação do Bom de Ler:

Manhã
8h às 12h
Ato de abertura do Bom de Ler na cidade.
Entrando no mundo da leitura, da obra e do autor.
Momentos Bom de Ler (para conhecer a Biblioteca Bom de Ler).
Histórias e Cine-vídeo.
 
Tarde
13h às 17h
Tempo livre com alegria
Música com Poesia
Momentos Bom de Ler
Encerramento

Divulgação / 


Foto:  Divulgação


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.