Enem | 02/09/2013 17h45min
Tirinha do Garfield, capa de disco da banda Os Mutantes, foto de uma escultura de Aleijadinho, charges contemporâneas e do tempo de Luís XIV, gibi do Capitão América, fotos de períodos históricos, peças publicitárias, quadro do espanhol Pablo Picasso.
Essa miscelânea de imagens foi retirada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado. E todas essas figuras eram fundamentais para que o estudante encontrasse a resposta correta.
Com questões fortemente vinculadas à vida cotidiana, o exame costuma recorrer a imagens para formular perguntas. O caderno Vestibular reuniu dicas sobre como interpretar essas imagens. Este ano, o exame ocorre em 26 e 27 de outubro.
Guia para as figuras do Enem
Talvez a principal marca do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja a proximidade das questões com o cotidiano dos estudantes. Uma característica que reforça essa relação é um uso constante de imagens nas provas.
>>> Portal online gratuito disponibiliza aulas e testes preparatórios para o Enem
>>> Confira estratégias que ajudam na preparação para o Enem
Desconsiderando gráficos, vetores, estruturas químicas, figuras geométricas e outros recursos visuais comuns também em vestibulares tradicionais, cerca de 20% das questões da edição do ano passado tinham fotos, charges, tiras, pinturas ou peças publicitárias. Em boa parte dessas perguntas, a figura era mais do que um elemento gráfico, tornando-se uma peça-chave para a resposta certa.
Imagens também são textos, pois dizem alguma coisa. Portanto, a compreensão das figuras também parte de alguns princípios usados na leitura de palavras.
— Na leitura de um texto escrito, é preciso prestar atenção ao conjunto, saber quem é o autor, a data da publicação e o período em que foi feito. Para ler uma figura, também devemos considerar o todo, se é colorida ou em preto e branco, o tipo de traço, se é simples ou mais rebuscada — explica a professora de redação do Grupo Unificado Luísa Canella.
Confira algumas dicas para não se atrapalhar na hora de ler as figuras do Enem.
Fotos
> Fotografias registram um momento. Podem ser de um fato que estava acontecendo ou mesmo apresentar os personagens de forma posada.
> Se a imagem traz pessoas, busque pistas nas expressões dos rostos para ter informações sobre seu estado de espírito. Confira também as roupas, para ter uma ideia da época e de quem são as pessoas — alguns profissionais usam uniformes ou vestimentas características.
> Frequentemente, as fotos trazem dizeres, seja em cartazes ou placas — não os ignore. Em fotos de lugares, busque pistas na paisagem. Às vezes, é possível identificar períodos históricos ou épocas do ano.
Pinturas
> Os períodos artísticos têm grande vínculo com fatores históricos e sociais da época em que se consolidam. Por isso, para interpretar uma pintura, é importante situá-la no tempo e no espaço, sugere a professora de desenho Luiza Abrantes:
— O estudante precisa saber de quando é a obra e ter noção de quem é o autor para, então, ver onde ela está inserida. Uma obra dos anos 1920 é uma coisa. Uma dos anos 1960 é outra.
> Ao identificar a época, o estudante deve buscar referências do período. No início do século 20, por exemplo, surgiram as vanguardas europeias, influenciadas pela máquina e pela guerra.
Charges
> Charges costumam estar relacionadas a acontecimentos do cotidiano contemporâneo. Em geral, trazem algum tipo de crítica social, em tom humorístico.
> O estudante que não está bem informado sobre fatos recentes corre o risco de não entender uma charge por desconhecer o tema central dela.
Peças publicitárias
> Propagandas são criadas com um objetivo claro: vender um produto ou uma ideia para alguém. Procure identificar o que está sendo vendido e qual é o público-alvo da peça publicitária.
— É necessário ter em mente que o objetivo de uma propaganda é convencer. A publicidade sempre serve para abordar funções da linguagens em uma prova — diz Luísa Canella.
Tiras
> Também com forte foco no humor, as tiras trazem mais elementos por apresentarem uma transição de ações, já que estão organizadas em alguns quadrinhos. Podem ser menos vinculadas a fatos recentes e costumam abordar assuntos mais atemporais.
— Conhecer um pouco a obra de um autor ajuda na compreensão, porque o estudante fica familiarizado com o estilo. Quino (criador da personagem Mafalda), por exemplo, tem temáticas recorrentes — sugere o professor de espanhol Carlos Castillo, do Unificado.
> Além do desenho, é fundamental o candidato ficar atento aos diálogos:
— É importante lembrar que os elementos gráficos raramente mostram a resposta isoladamente, mas, sim, em conjunção com o que está escrito — lembra o professor de inglês Fábio Vasques, do Unificado.
ZERO HORA
Capa de gibi do Capitão América foi tema de questão na edição do ano passado
Foto:
Reprodução
/
Reprodução
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.