Alfabetização | 28/08/2013 17h26min
Cinco organizações sociais de Florianópolis que trabalham com crianças de 0 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social receberam esta semana móveis que devem compor as suas brinquedotecas. As organizações fazem parte de um projeto piloto que defende a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, o projeto Recrear, coordenado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho em parceria com a Mattel.
“Por meio da brincadeira, uma criança aprende e desenvolve seu corpo, suas habilidades sociais, de linguagem, cognitivas e entende melhor a sociedade onde vive”, destacou a diretora da creche Montserrat, Edite Guesser, no II Ciclo de Formação do Projeto Recrear. A proposta de trabalho visa à qualificação do atendimento de organizações sociais de Florianópolis, por meio da implantação de um espaço adequado para promover o brincar entre as crianças, além de ações de capacitação.
A entrega dos móveis é um momento importante do projeto, pois habilita o espaço para o recebimento dos brinquedos. As brinquedotecas serão adaptadas às instalações de cada ONG e equipadas com brinquedos e livros, seguindo recomendações de pedagogas especialistas na importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Para ampliar a discussão sobre o tema do brincar, será criada também um rede para aproximar distintos setores da sociedade, como as organizações sociais, especialistas e formadores de opinião, universidades e empresas.
As organizações que compõem o projeto foram escolhidas por meio de um edital competitivo aberto pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. São elas: Associação de Voluntários de Saúde – AVOS, Associação Catarinense para a Integração do Cego – ACIC, Associação Saúde Criança Florianópolis, CEI Girassol PROMENOR e Creche Montserrat. “A brincadeira oferece à criança a chance de inventar, de fazer de conta, de inverter a ordem: um espaço de liberdade imprescindível para a formação de um adulto equilibrado”, destaca a coordenadora da Fundação Maurício Sirotsky em Santa Catarina, Cheila Zortea.
Capacitação – Os integrantes do projeto receberam formação para criar as metas e indicadores do projeto que será desenvolvido dentro de suas próprias organizações. A formação no tema “Importância do brincar para o desenvolvimento infantil” foi oferecida no último mês de maio pelos educadores da Escola Viva de São Paulo. Nos próximos meses serão realizados vários encontros entre as organizações para promover uma rede que aprofunde e discuta o impacto do brincar na primeira infância.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.