Educação Básica | 27/08/2013 08h55min
A estudante Aline Agatha Brandão, de 11 anos, e mais de 70 alunos das sextas séries da Escola Eladir Skibinski estão empolgados com o novo projeto desenvolvido em sala de aula. Acostumados com a realidade, no loteamento Parque Joinville, no bairro Aventureiro, por meio das aulas da disciplina de inglês eles conhecerão uma cultura diferente, por meio do qual trocarão informações sobre ensino público com alunos americanos, mais exatamente do Estado da Virginia, nos EUA.
Serão cartões-postais, desenhos, possíveis e-mails e até um documentário sobre a rotina diária dos adolescentes. Tanta atividade e informação têm um objetivo importante: aprender a falar inglês.
Como são só dois encontros semanais com os alunos das sextas séries, o desejo da professora Soraya Rachel Pereira era ampliar o aprendizado da língua estrangeira de alguma forma. Para fugir da rotina, ela entrou em contato com professores da Stanleytown Elementary School, em Henry, e começou a trocar informações com uma das professoras da escola e preparou o troca-troca de sabedoria entre os adolescentes.
Aqui em Joinville, eles vão contar, por meio de desenhos e cartas, como é a escola, a hora do recreio, o bairro, a cidade onde moram. Nos desenhos, que estão até prontos, eles retrataram um pouco sobre a rotina. Go to church (ir a igreja), listen to music (escutar música) e soccer (futebol) foram algumas das atividades desenhadas pelas crianças. A conversa terá de ser em inglês, claro, com a supervisão da teacher.
Documentário
Os alunos ainda vão produzir cartões-postais e pesquisar sobre os pontos turísticos de SC e enviar, via correio, aos americanos. A turma já ganhou até uma doação de papel-cartão para elaborar a atividade.
O próximo passo é a criação do documentário sobre a rotina dos alunos. A teacher quer mostrar os detalhes de como é a escola, os horários de aula, como são os alunos. O mesmo vão fazer as crianças americanas.
Atividade já está na internet
Para arrecadar dinheiro para compra de materiais e até para pagar o documentário, lojas e pessoas estão colaborando com doações. Segundo a professora Soraya Rachel Pereira, muitos alunos são filhos de catadores de materiais recicláveis, então, toda ajuda será bem-vinda.
A teacher ainda quer montar no fim do ano um yearbook, um álbum de fotos de todos os alunos, como tradicionalmente fazem as escolas dos EUA. A ideia é de que uma cópia fique na escola e outra seja enviada para a Virginia.
— Estou empolgada com este projeto, estou achando muito legal. Eu, uma amiga e a mãe dela, inclusive, vamos fazer docinhos e vender na escola, para arrecadar dinheiro – contou a estudante Aline Brandão.
A teacher também já criou o blog do projeto na qual todos os detalhes da aventura educativa estão sendo relatados.
A NOTÍCIAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.