clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 15/08/2013 07h32min

Turmas de ensino fundamental com menos de 20 alunos serão fechadas no Conselheiro Mafra, em Joinville

Mudança deve ocorrer no ano que vem com matrículas de alunos em outras unidades

CAROLINE STINGHEN  |  caroline.stinghen@an.com.br

A parceria entre Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Governo Estadual, para assumir a escola centenária Conselheiro Mafra, no Centro de Joinville, ainda não está oficializada. A instituição pretende primeiro fazer um estudo de viabilidade financeira antes do aperto de mãos.

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville, no entanto, já anuncia que turmas com menos de 20 alunos, do ensino fundamental da Conselheiro, serão fechadas para o ano que vem. Os alunos deverão se matricular em outras unidades.

A SDR espera se reunir nos próximos dias com a direção geral do IFSC no Estado para confirmar a parceria. O compartilhamento do espaço, segundo a secretária de Desenvolvimento Regional, Simone Schramm, já está praticamente certo. Tanto que, como já foi anunciado, não serão feitas matrículas para novos alunos na Conselheiro.

Nesta quarta-feira, ela afirmou que as turmas que contam com menos de 20 alunos do ensino fundamental serão fechadas. A comunidade, segundo a SDR, já está sendo comunicada.

— O ensino fundamental é de competência do município e eles fazem isso muito bem. Precisamos investir no ensino médio e no ensino profissionalizante nos bairros, para qualificar a mão-de-obra jovem — enfatizou a secretária.

De acordo com o diretor geral do campus da IFSC em Joinville, Maurício Martins Taques, ainda não há nada oficializado com a Secretaria de Educação sobre a possível federalização da Conselheiro. A instituição irá montar uma comissão de trabalho para fazer um estudo de viabilidade financeira, para calcular os investimentos que seriam precisos na escola de mais de 100 anos.

Segundo o diretor, a decisão será tomada de uma forma que possa agradar a comunidade. A análise e o resultado serão divulgados ainda neste semestre, uma vez que a obra teria que entrar no Plano de Desenvolvimento Institucional dos próximos cinco anos do IFSC.

— Precisamos ver se, com o restauro e reforma, a obra é viável financeiramente ao IFSC — avaliou Taques.

Enquanto isso, o Grêmio Estudantil da Conselheiro, que realizou uma manifestação simbólica ainda na semana passada, pretende se reunir com representantes do IFSC para saber se a instituição realmente irá assumir a escola.

— Tivemos informações que a escola não será mais federalizada. Infelizmente, estamos convictos que nossa escola deve ser abandonada pelo Governo. Mas nós vamos continuar lutando — contou a presidente do Grêmio, Stefany Rebello Aguiar.

A NOTÍCIA
Leo Munhoz / Agencia RBS

Colégio é centenário
Foto:  Leo Munhoz  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

04/07/2013 21h37min
SDR de Joinville propõe compartilhamento da escola Conselheiro Mafra com IFSC

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.