clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

A Educação Precisa de Respostas  | 13/08/2013 16h01min

Tribo da Arte lança hoje o espetáculo "Antes do Golpe" em São José

Musical resgata memória artística e histórica do Brasil no período do Golpe Militar de 64

A Megastore da Livrarias Catarinense no Continente Park Shopping cede espaço para a Tribo da Arte lançar hoje, dia 13 agosto, às 20 horas, o espetáculo Antes do Golpe. O evento, aberto ao público, terá show acústico das canções que fazem parte do musical e sorteio de ingressos VIPs para a estreia da peça. Uma ótima oportunidade para estudantes de todas a idades conhecerem um pouco mais sobre este período das história do Brasil.

Antes do Golpe, concebida pelo diretor teatral e cantor Fernando Schweitzer, é a terceira produção da Tribo da Arte em 2013. Depois dos sucessos Bacalhau Regado ao Vinho e A Tribo de Kerodon, a Tribo da Arte está produzindo uma web série, além do musical que será lançado na Livrarias Catarinense.  

O musical Antes do Golpe conta a história de seis jovens alienados ao momento político de sua época, que resolvem fazer um luau em torno de uma fogueira na noite que antecedeu o Golpe Militar de 1964. O repertório das canções interpretadas no espetáculo é baseado nas 100 músicas mais tocadas no Brasil nos anos de 1962, 1963 e 1964, apresentadas em forma de um grande pot-pourri, no qual as letras originais foram transformadas em diálogos.

Antes do Golpe é realizado inteiramente ao vivo, e conta com um elenco formado por seis atores/cantores. Por meio das músicas de maior sucesso da época, o musical traça o perfil social do Brasil em um dia crucial de sua história.


Contexto histórico

O Golpe Militar de 1964 designa o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, que culminaram no dia 1 de abril com um golpe de estado que encerrou o governo do presidente João Goulart. Em 1964, houve um movimento de reação, por parte de setores conservadores da sociedade brasileira juntamente as Forças Armadas, o alto clero da Igreja Católica e organizações da sociedade civil, apoiados fortemente pelos Estados Unidos.

Havia um temor de que o Brasil viria a se transformar em uma ditadura socialista, similar ao de Cuba. O governo de João Goulart e seu plano Trienal, a fim de estabilizar a economia, não foram bem vistos. Os militares brasileiros chamavam o Golpe de Revolução de 1964 ou Contrarrevolução de 1964 - expressão associada a defensores da ditadura.

Jango havia sido democraticamente eleito vice-presidente pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) – na mesma eleição que conduziu Jânio da Silva Quadros do Partido Trabalhista Nacional (PTN) à presidência, apoiado pela conservadora União Democrática Nacional (UDN). Após a renúncia de Quadros, e turbulências entre setores conservadores e o governo de Goulart, o golpe estabeleceu um regime alinhado politicamente aos Estados Unidos o que posteriormente acarretaria profundas modificações na organização política do país, bem como na vida econômica e social. Todos os cinco presidentes militares que se sucederam desde então se declararam herdeiros e continuadores da Revolução de 1964. O regime militar durou até 1985.

Ficha técnica

Elenco: Brayan Lacerda, Carolina Gangnelli, Daniela Antunes, Fernando Schweitzer, Jéssica Daussen, Wagner Queiroz

Direção Cênica e Musical: Fernando Schweitzer

Serviço

Lançamento do musical “Antes do Golpe”

Onde: Megastore da Livrarias Catarinense no Continente Park Shopping - rodovia BR 101, s/n, km 46, esquina com a rodovia SC 407, em São José.
Quando: 13/08, às 20 horas
Quanto: Gratuito
Informações: (48) 3094-9191

Divulgação / 


Foto:  Divulgação


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.