A Educação Precisa de Respostas | 09/08/2013 13h34min
Com a participação da presidente Dilma Rousseff, foi inaugurada no início da tarde, em Osório, o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O evento marcou ainda a formatura de 480 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A presidente chegou a Osório por volta das 12h, após conceder entrevista coletiva em Porto Alegre. Em seu discurso, Dilma destacou os investimentos do governo federal na educação profissional.
Uma hora após o início da cerimônia, Dilma iniciou o seu discurso se dirigindo aos cerca de 480 formandos do Pronatec. Com o humor em alta, a presidente fez brincadeiras com deputados, agradecimentos especiais e afirmou que o dia é de festa.
— Temos sempre de procurar aumentar a competitividade e produtividade da nossa economia. E um profissional melhor formado vai atender melhor a população, vai agregar mais valor e vai ter salário melhor. Tudo isso vai ajudar a construção de um Brasil melhor. É um dia de festa. A gente não pode parar de estudar. Temos de buscar sempre. Sempre que se faz um curso, uma capacitação, estamos melhorando a capacidade — afirmou.
Saiba Mais:
Presidente Dilma garante que inflação está sob controle
Dilma concede entrevista coletiva a rádios da Capital
Obras em três rodovias prometidas pela presidente podem atrasar
Nas viagens que está fazendo pelo país, Dilma procura se reencontrar com aplausos e reconhecimento, algo que ficou distante após a tormenta política trazida pelos protestos de junho. A popularidade do governo despencou. Em Osório, ela reencontrou um clima farovável e ouviu manifestações de apoio. Apesar da chuva, o local, com capacidade para mais de mil pessoas, ficou lotado de simpatizantes, sem registro de protestos.
Em sua fala, a presidente destacou ainda a destinação dos recursos dos royalties do petróleo para a educação como forma de melhorar a qualidade da educação no país e o controle da inflação.
– Vamos usar todos os royalties do petróleo para financiar a educação no Brasil. O país, a partir deste ano, começa a explorar uma grande quantidade de petróleo que é o pré-sal – disse.
Além da presidente, participaram também da inauguração em Osório o governador Tarso Genro, os ministros da Educação, Aloizio Mercadante, do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e da secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, além do prefeito de Osório, Eduardo Aluísio Abrahão.
Em seu discurso, Abrahão agradeceu a parceria com o governo federal para a inauguração do instituto no município e pediu ajuda para o custeio dos programas.
— A senhora orgulha nosso município — disse o prefeito da cidade, Eduardo Abrahão (PDT), o primeiro a discursar no ato. Procurando expressar mais emoção nas suas aparições públicas, Dilma deu um afetuoso abraço no prefeito.
Depois, uma aluna formada no Pronatec, representando os cerca de 480 diplomados na cerimônia, subiu ao palanque. Dilma a abraçou, ambas posaram para fotos. A estudante erguia a carteira de trabalho, recém-assinada simbolicamente na própria cerimônia.
Em seguida, Mercadante destacou a retomada de investimento do governo federal no ensino técnico e em novos institutos federais.
— Até o final do governo Dilma, metade de todas as vagas de universidades federais serão para alunos da escola pública — garantiu o ministro.
Tarso Genro enfatizou a continuidade do trabalho das gestões Lula e Dilma no ensino técnico e afirmou que as ações na educação combatem com eficiência desigualdades sociais e regionais.
— O crescimento por si só, não é nada, porque não é um crescimento humano, com igualdade. O crescimento que nós promovemos, na luta pela igualdade social, é o que faz a diferença — afirmou.
A cerimônia terminou às 13h30min, após uma manifestação de 26 minutos da presidente. Dilma deve retornar imediatamente para Porto Alegre de carro e não terá compromissos oficiais no restante do dia.
A presidente segue no Estado durante o final de semana. No sábado, ela participa da inauguração do aeromóvel, em Porto Alegre, e da entrega de 40 retroescavadeiras a prefeituras gaúchas, na Fiergs. Dilma deve continuar na Capital até domingo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.