A Educação Precisa de Respostas | 02/08/2013 14h11min
Foram divulgados os finalistas da 13ª edição do Prêmio Escola Voluntária. Uma comissão julgadora – composta por profissionais envolvidos com pedagogia e voluntariado – foi responsável pela triagem dos projetos. Nesta edição, foram mais de 500 inscrições de instituições de ensino que abrem espaço ao voluntariado entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio.
As escolas finalistas são: Escola Estadual Paulo Virgínio (Cunha-SP), ETEC de Iquatira (São Paulo-SP), Colégio Marista Nossa Senhora da Glória (São Paulo-SP), Escola de Educação Básica Prof. Mansueto Boff (Concórdia-SC), Colégio Maria Imaculada (Porto Alegre, RS), Escola Estadual de Ensino Fundamental Reinaldo Cherubini (Nova Prata, RS), Colégio Cruzeiro – Unidade Centro (Rio de Janeiro-RJ), Escola Girassol (Engenheiro Beltrão, PR), Escola Estadual Antônio Ferreira Barbosa (Iturama, MG) e Colégio Estadual Rubem Nogueira (Serrinha, BA).
Durante os meses de agosto e setembro, estudantes das instituições de ensino receberão a visita de uma equipe de rádio, que vai orientá-los a produzir uma reportagem de rádio sobre o projeto social que desenvolvem. Este material será veiculado e os projetos vencedores serão conhecidos em um evento no dia 12 de novembro. As escolas campeãs receberão prêmios em dinheiro e um educador também será premiado.
Os finalistas
São Paulo
Escola Estadual Paulo Virgínio
Cidade: Cunha
Projeto: Clubinho de Matemática
Para tornar a disciplina de matemática mais interessante, os voluntários criam jogos para estimular alunos acostumados às metodologias pouco envolventes das aulas comuns.
ETEC de Iquatira
Cidade: São Paulo
Projeto: Fabricação de produtos de limpeza e cosméticos
No laboratório de química da escola, membros da comunidade aprendem a produzir produtos de limpeza e cosméticos, tanto para o próprio consumo quanto para incremento da economia doméstica.
Colégio Marista Nossa Senhora da Glória
Cidade: São Paulo
Projeto: Prática Solidária
São promovidas discussões e reflexões sobre a realidade da comunidade do entorno do colégio. Posteriormente, é feito um planejamento para o desenvolvimento de ações solidárias.
Santa Catarina
Escola de Educação Básica Prof. Mansueto Boff
Cidade: Concórdia
Projeto: Gincana cooperativa por um mundo melhor
Após um diagnóstico da realidade da comunidade e suas principais necessidades, são propostas ações em benefício da coletividade e do bem-estar social.
Rio Grande do Sul
Colégio Maria Imaculada
Cidade: Porto Alegre
Projeto: Centro de Voluntariado Juvenil- espaço para vida cidadã
O projeto nasceu a partir de discussões na aula de sociologia sobre protagonismo juvenil. Gradativamente, passou a ser organizado um espaço de vivência cidadã fora dos horários de aula, como trabalhos com crianças, idosos, trânsito e meio ambiente.
Escola Estadual de Ensino Fundamental Reinaldo Cherubini
Cidade: Nova Prata
Projeto: Reinaldo Voluntário
Foco no desenvolvimento da cultura e do espírito de voluntariado. São desenvolvidas atividades como inclusão digital, incentivo à leitura (revisteiras nas paradas de ônibus e clube do livro), oficinas de xadrez e flauta e viabilização de documentos de identidade.
Rio de Janeiro
Colégio Cruzeiro – Unidade Centro
Cidade: Rio de Janeiro
Projeto: A formação cidadã na escola!
Desenvolvendo projetos sociais em instituições parceiras - hospitais, creches e ONGs -, os estudantes têm a oportunidade de serem protagonistas na melhoria social e ambiental, construindo uma relação com o saber escolar e ampliando sua formação humanística.
Paraná
Escola Girassol
Cidade: Engenheiro Beltrão
Projeto: Pela Luz dos Olhos Teus
Alunos e professores se aprofundaram no tema Deficiência Visual, suas implicações e seus campos em relação à leitura. O grupo motivou-se a produzir poesias em braile para deficientes visuais e, posteriormente, elaborou audiolivros.
Minas Gerais
Escola Estadual Antônio Ferreira Barbosa
Cidade: Iturama
Projeto: Jovens em Ação e Solidária
Estimulados inicialmente por uma pesquisa que visava compreender melhor o papel das instituições filantrópicas da cidade, alunos voluntários passaram a contribuir com as ONGs, buscando divulgar e avaliar as ações desenvolvidas.
Bahia
Colégio Estadual Rubem Nogueira
Cidade: Serrinha
Projeto: Uma ação inovadora
O Projeto nasceu de uma demanda do curso Técnico em Informática e busca integrar a teoria obtida nas salas de aula e a prática profissional. Os alunos voluntários beneficiam a comunidade com reparos e manutenção de computadores e implantação de redes.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.