A Educação Precisa de Respostas | 30/07/2013 18h28min
Os professores Bob e Ellen Kaplan, da Universidade de Harvard (EUA), acreditam que é possível gostar de matemática e, principalmente, aprender. Em 1994, eles criaram, em parceria com o também professor Tomás Guillermo, o Círculo da Matemática, um programa de cursos para crianças e jovens de cinco a 17 anos. Em poucas palavras, eles definem a essência do projeto: "Conte- me e eu vou esquecer, pergunte-me e eu vou descobrir".
Na tarde desta quarta-feira, os professores participam de um evento aberto ao público, com a presença da diretora executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz. A palestra E se as Crianças Gostassem de Matemática? tem inscrições gratuitas e será no Hotel Everest, na Rua Duque de Caxias, 1.357, em Porto Alegre, das 14h às 16h. O encontro é promovido pelo Instituto TIM. Para participar, é necessário se inscrever pelo e-mail ocirculodamatematica@gmail.com. Haverá tradução simultânea.
Na entrevista abaixo, concedida por e-mail, os dois professores resumem como tornar a matemática uma disciplina atraente.
Zero Hora — Quais são os principais pontos a serem melhorados na formação dos professores de matemática, especialmente no Brasil?
Bob e Ellen Kaplan — Melhorar a confiança dos professores no entendimento da matemática. Os estudantes devem estar ansiosos para jogar com a matemática da mesma forma que ficam ansiosos para jogar futebol.
Zero Hora — No Brasil, 89% dos estudantes terminam o Ensino Médio sem terem aprendido o que era esperado. Como mudar esse cenário?
Bob e Ellen Kaplan — Para começar, passando mais tempo na escola a cada dia. A matemática é uma linguagem, que deve ser aprendida para transmitir significado, e não uma coleção de fórmulas para memorizar.
Zero Hora — Por que a matemática é tão temida por alunos de diferentes níveis? Quais são as responsabilidades dos professores e o que pode ser feito para tornar a matemática mais atraente?
Bob e Ellen Kaplan — As pessoas se preocupam demais com respostas erradas, quando poderiam, em vez disso, explorar caminhos em direção a novas fronteiras. A matemática é a linguagem da estrutura do mundo e a poesia da mente. Daí, vem a ideia de que não há espaço para erros na matemática. Mas ela foi inventada por seres humanos para os seres humanos, e deveria ser aprendida com diversão, para que a imaginação pudesse crescer.
Zero Hora — Que tipo de atividades os professores de matemática podem fazer em sala de aula com os alunos?
Bob e Ellen Kaplan — Os professores devem deixar as salas de aula com o clima de uma conversa e dar a seus alunos a liberdade para cometer erros e aprender com eles.
Zero Hora — Por que é importante estimular as crianças pequenas, mesmo antes de estarem alfabetizadas, com a matemática? E como isso pode ser feito?
Bob e Ellen Kaplan — Observe as crianças brincando e você as verá contando tudo ao redor. Elas adoram números e formas. Deixe esse gosto fluir, permitindo que elas brinquem livremente com esses jogos.
bruno.moraes@zerohora.com.br
> Conheça o projeto:
facebook.com/ocirculodamatematicadobrasil
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.