A Educação Precisa de Respostas | 30/07/2013 11h37min
Assim como ocorreu comPasso Fundo na última semana, o campus da UFFS em Chapecó também deve receber um curso de Medicina. Em meados de junho deste ano o reitor da universidade, Jaime Giolo, falou sobre as perspectivas para a implantação. De acordo com Giolo, por meio de um comunicado oficial o Ministério da Educação (MEC) garantiu a inclusão de Chapecó no Plano de Expansão do Ensino Médico - Fase II.
Seriam 60 vagas para graduação em 2015 e mais 20 vagas para 2017. O MEC também trata, no mesmo comunicado, da contratação de profissionais. O campus Chapecó receberá 80 docentes e 40 técnico-administrativos.
— Sem dúvida o cenário regional será modificado, pois além de alunos, teremos profissionais médicos vindo para a região para exercer a docência. Será um grande salto no atendimento e no fortalecimento da cultura médica — afirmou o reitor na época.
A autorização do curso em Chapecó vai depender do cumprimento de requisitos como um número de leitos na cidade igual ou maior que cinco por cada aluno, a existência de hospital com mais de cem leitos exclusivos pra o curso, existência de vínculo com hospital de ensino e pelo menos três Programas de Residência Médica em especialidades prioritárias (clínica médica, cirurgia, ginecologia-obstetrícia, pediatria e medicina de família e comunidade).
Para criar as condições necessárias para a implantação do curso, formou-se uma comissão de 37 pessoas, representantes de vários segmentos. Segundo o reitor Jaime Giolo, esse grupo trabalha especialmente no preparo e consolidação da estrutura externa, como o credenciamento do Hospital Regional Oeste (HRO) como hospital ensino.
Atualmente Chapecó conta com uma residência médica e o HRO trabalha na ampliação da estrutura, que passará a contar, incluindo os leitos do Hospital Materno Infantil, com 514 leitos. Até o momento a UFFS firmou oito convênios e dois protocolos de intenções com municípios e hospitais da região.
O ingresso no curso a ser implantado será feito por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e respeitará a política de reserva de vagas instituída na UFFS. Com isso, cerca de 90% dos alunos serão oriundos de escolas públicas.
Medicina em Passo Fundo
Começam na segunda-feira, e vão até 19 de agosto, as inscrições para o processo seletivo do recém aprovado curso de medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). São oferecidas 40 vagas para ingresso no segundo semestre letivo de 2013. O lançamento do edital foi realizado na noite de sexta-feira, na Câmara de Vereadores de Passo Fundo (RS).
Para participar do processo seletivo, o estudante deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 ou 2012 e ter concluído ou estar concluindo o ensino médio. A inscrição para o Processo Seletivo da UFFS é gratuita e será realizada somente pela internet, através do site da instituição. O candidato deve acessar o site, preencher integralmente o Requerimento de Inscrição, confirmar a inscrição ao final do preenchimento, possuir e informar um endereço de e-mail de uso frequente para a comunicação e imprimir e guardar o Comprovante de Requerimento de Inscrição.
A lista de candidatos com inscrição confirmada, contendo número de inscrição, nome e grupo, será disponibilizada a partir de 23 de agosto no site da UFFS. As aulas estão previstas para começar em setembro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.