clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

A Educação Precisa de Respostas  | 30/07/2013 11h37min

Campus da UFFS em Chapecó pode ter 80 vagas para Medicina até 2017

Autorização do curso vai depender do cumprimento de requisitos, como número mínimo de leitos na cidade

Assim como ocorreu comPasso Fundo na última semana, o campus da UFFS em Chapecó também deve receber um curso de Medicina. Em meados de junho deste ano o reitor da universidade, Jaime Giolo, falou sobre as perspectivas para a implantação. De acordo com Giolo, por meio de um comunicado oficial o Ministério da Educação (MEC) garantiu a inclusão de Chapecó no Plano de Expansão do Ensino Médico - Fase II.

Seriam 60 vagas para graduação em 2015 e mais 20 vagas para 2017. O MEC também trata, no mesmo comunicado, da contratação de profissionais. O campus Chapecó receberá 80 docentes e 40 técnico-administrativos.

— Sem dúvida o cenário regional será modificado, pois além de alunos, teremos profissionais médicos vindo para a região para exercer a docência. Será um grande salto no atendimento e no fortalecimento da cultura médica — afirmou o reitor na época.
A autorização do curso em Chapecó vai depender do cumprimento de requisitos como um número de leitos na cidade igual ou maior que cinco por cada aluno, a existência de hospital com mais de cem leitos exclusivos pra o curso, existência de vínculo com hospital de ensino e pelo menos três Programas de Residência Médica em especialidades prioritárias (clínica médica, cirurgia, ginecologia-obstetrícia, pediatria e medicina de família e comunidade).

Para criar as condições necessárias para a implantação do curso, formou-se uma comissão de 37 pessoas, representantes de vários segmentos. Segundo o reitor Jaime Giolo, esse grupo trabalha especialmente no preparo e consolidação da estrutura externa, como o credenciamento do Hospital Regional Oeste (HRO) como hospital ensino.

Atualmente Chapecó conta com uma residência médica e o HRO trabalha na ampliação da estrutura, que passará a contar, incluindo os leitos do Hospital Materno Infantil, com 514 leitos. Até o momento a UFFS firmou oito convênios e dois protocolos de intenções com municípios e hospitais da região.

O ingresso no curso a ser implantado será feito por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e respeitará a política de reserva de vagas instituída na UFFS. Com isso, cerca de 90% dos alunos serão oriundos de escolas públicas.

Medicina em Passo Fundo

Começam na segunda-feira, e vão até 19 de agosto, as inscrições para o processo seletivo do recém aprovado curso de medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). São oferecidas 40 vagas para ingresso no segundo semestre letivo de 2013. O lançamento do edital foi realizado na noite de sexta-feira, na Câmara de Vereadores de Passo Fundo (RS).

Para participar do processo seletivo, o estudante deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 ou 2012 e ter concluído ou estar concluindo o ensino médio. A inscrição para o Processo Seletivo da UFFS é gratuita e será realizada somente pela internet, através do site da instituição. O candidato deve acessar o site, preencher integralmente o Requerimento de Inscrição, confirmar a inscrição ao final do preenchimento, possuir e informar um endereço de e-mail de uso frequente para a comunicação e imprimir e guardar o Comprovante de Requerimento de Inscrição.

A lista de candidatos com inscrição confirmada, contendo número de inscrição, nome e grupo, será disponibilizada a partir de 23 de agosto no site da UFFS. As aulas estão previstas para começar em setembro.

DIÁRIO CATARINENSE

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.