A Educação Precisa de Respostas | 29/07/2013 09h58min
Começam nesta segunda-feira, e vão até 19 de agosto, as inscrições para o processo seletivo do recém aprovado curso de medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). São oferecidas 40 vagas para ingresso no segundo semestre letivo de 2013. O lançamento do edital foi realizado na noite de sexta-feira, na Câmara de Vereadores de Passo Fundo (RS).
Para participar do processo seletivo, o estudante deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 ou 2012 e ter concluído ou estar concluindo o ensino médio. A inscrição para o Processo Seletivo da UFFS é gratuita e será realizada somente pela internet, através do site da instituição. O candidato deve acessar o site, preencher integralmente o Requerimento de Inscrição, confirmar a inscrição ao final do preenchimento, possuir e informar um endereço de e-mail de uso frequente para a comunicação e imprimir e guardar o Comprovante de Requerimento de Inscrição.
A lista de candidatos com inscrição confirmada, contendo número de inscrição, nome e grupo, será disponibilizada a partir de 23 de agosto no site da UFFS. As aulas estão previstas para começar em setembro.
Política de ingresso
A UFFS reservará vagas aos candidatos que cursaram integralmente ensino médio em escola pública na porcentagem equivalente à de alunos matriculados no ensino médio da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. De acordo com o Censo Escolar (2011/INEP/MEC), esse valor seria de 89% dos alunos.
Dentro de sua autonomia, a UFFS destinará, ainda, 2% das vagas para alunos que cursaram parcialmente o ensino médio em escola pública ou em escolas cujo orçamento seja, no mínimo, 50% composto por recursos públicos. Sendo que 4% desse percentual incidirá sobre as vagas reservadas àqueles que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública e 1% incidirá sobre as vagas restantes, chamadas de vagas da Ampla Concorrência (AC).
A lei dispõe, ainda, sobre a reserva de vagas para os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Com base nos dados do Censo IBGE 2010, no Rio Grande do Sul 17% da população se enquadra nas cotas para pretos, pardos ou indígenas. Essa reserva é para candidatos que cursaram integralmente a escola pública e será inserida, nessa porcentagem, em cada um dos segmentos de renda familiar.
Das vagas reservadas, 50% são destinadas para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e 50% para candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita. No momento da inscrição, o candidato poderá optar pela inscrição em um, entre seis grupos, conforme seu perfil.
Mais médicos
A aprovação do curso da UFFS veio depois de o Ministério da Educação (MEC) anunciar a expansão de vagas e criação de cursos de graduação em medicina em instituições federais de educação superior, política relacionada ao Programa Mais Médicos, que tem, entre seus objetivos, o de aumentar o número de vagas nos cursos de medicina e levar médicos para o interior do país e para a periferia das capitais.
A expectativa do governo federal é criar mais 11.447 vagas de graduação em medicina até 2017, sendo 3.615 em instituições federais. De acordo com as regras anunciadas pelo MEC, o atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) deverá ser o elemento central do projeto pedagógico dos cursos.
Os candidatos que tiverem dúvidas sobre o Processo Seletivo podem escrever para ps.uffs@uffs.edu.br ou pela fan page da instituição no facebook, www.facebook.com/uffsoline.
O curso será implantado em Passo Fundo, no RS, e as aulas estão previstas para começar já em setembro
Foto:
Divulgação
/
UFFS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.