Prêmio RBS de Educação - Para Entender o Mundo | 15/07/2013 06h02min
Foi prorrogado por mais 13 dias o prazo para as inscrições ao 1º Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo. Professores e educadores que tenham boas práticas de apoio à leitura podem participar do concurso até o dia 27 de julho. O último dia para que os inscritos enviem o seu relato de mediação de leitura continua o mesmo: 10 de agosto.
A ideia é dar mais uma oportunidade para que os interessados participem do concurso que distribuirá R$ 155 mil em prêmios entre finalistas, vencedores e instituições do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Mais de 6 mil pessoas já se inscreveram no curso online. No site do prêmio estão disponíveis para download gratuito cartilhas com orientações. A seleção será feita por especialistas que, a partir dos relatos, elegerão nove finalistas no RS e nove em SC. Os vencedores serão conhecidos durante uma cerimônia de premiação.
COMO PARTICIPAR
Interessados podem se inscrever pelo site do prêmio.
Tema
O tema do prêmio, promovido pelo Grupo RBS e pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, é a mediação de leitura, ou seja, uma forma criativa de fazer a ponte entre o texto e os leitores. O mediador é um leitor experiente, que gosta e sabe como estimular outros a adquirirem o mesmo hábito.
Prazo de inscrição
Foi prorrogado até o dia 27 de julho.
Atenção! O prazo para o envio do relato continua sendo 10 de agosto.
Onde se inscrever
No site do prêmio, onde também está o regulamento.
Categorias
Professor de escola pública, professor de escola privada e projeto comunitário.
Quem pode participar
Professores e educadores que desenvolvam práticas de mediação de leitura. A premiação não se restringe a projetos nas disciplinas de português e literatura, já que as habilidades leitoras também são fundamentais nas áreas de matemática e ciências, entre outras.
Como será a seleção
A Comissão Julgadora será formada por especialistas. Após avaliação dos relatos, que devem ser submetidos no site do prêmio, a comissão elegerá três finalistas para cada uma das categorias, no RS e em SC, separadamente. Entre os finalistas, serão escolhidos os vencedores, pelos jurados e ainda por um júri popular.
Posso me inscrever em mais de uma categoria?
Sim, desde que você atue em mais de uma categoria. Exemplo: como voluntário em um hospital e professor de escola.
Como fazer o curso online
No site do prêmio é possível fazer um curso online gratuito sobre como ler e o papel do apoiador de leitura. A atividade leva em média duas horas para ser concluída.
DICAS DE INCENTIVO
Agora que as inscrições foram prorrogadas, veja como deve ser um bom apoiador de leitura na prática. Quem sabe você se identifica e se anima a participar do concurso também
ANTES — O que dificulta a leitura pode ser a falta de conhecimento prévio. Pesquisar sobre o tema e buscar informações sobre o autor podem ser aliados do apoiador de leitura. Partir de perguntas sobre o título de um livro é um jeito interessante de iniciar a mediação de leitura. Imaginar o que será tratado e criar hipóteses que possam ser verificadas durante a leitura cria uma expectativa no leitor.
DURANTE — Ao ler o texto em voz alta, o mediador promove pausas em determinados trechos, faz perguntas sobre momentos-chave, permitindo que os ouvintes construam hipóteses, ideias sobre o que vai acontecer na história. Ao fazer isso, abre espaço para novas perguntas dos leitores, com o objetivo de garantir algumas descobertas e ligações que contribuam para a compreensão.
DEPOIS — Quando consegue selecionar as informações essenciais, articulando-as umas às outras, o leitor mostra que está em meio a um processo de compreensão. A leitura permite que cada um relacione o que está sendo lido às suas referências e vivências. É importante conversar sobre os textos. Assim, é possível ampliar as possibilidades de compreensão a partir das referências dos outros.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.