Educação Básica | 13/07/2013 06h02min
Tem cenoura, salsinha e até alface. Itens de uma dieta saudável fazem parte e são cultivados na horta comunitária da Escola Ada Sant'Anna da Silveira, que foi criada pelos professores e alunos.
O principal objetivo é tratar da reeducação alimentar com os alunos do 1° ano do ensino fundamental e ainda deixar a merenda da escola mais gostosa.
Na horta os alunos aprendem a plantar e colher os mais diversos tipos de alimentos. Ela existe há mais de dez anos, mas o projeto educacional começou há três.
— As crianças passaram a comer mais a merenda — afirma a merendeira Maria de Fátima Fernandes Silveira, que trabalha há 14 anos na Ada Sant'Anna.
Ela viu as crianças adquirirem um hábito alimentar mais saudável no decorrer dos anos.
— Aqui cultivamos, principalmente, alface, pela facilidade de ser plantada e colhida — menciona ainda a professora Edneia Taborda dos Santos Mistura, uma das idealizadoras da iniciativa.
A professora leva o 1° ano para a horta uma vez por semana. Segundo ela, as crianças contam os dias para irem até o local e ver suas sementinhas se transformarem em legumes e verduras.
Com a importância da horta e da alimentação saudável, uma nova cultura foi criada com os estudantes. Em vez de as crianças levarem para comer no recreio as tidas "porcarias", elas levam frutas ou alimentos saudáveis.
Pequenos do primeiro ano do ensino fundamental cuidam da horta da escola
Foto:
Leo Munhoz
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.