A Educação Precisa de Respostas | 11/07/2013 16h34min
A briga ocorreu perto no Terminal Urbano do bairro Vila Nova, em Joinville. Mas o que chama a atenção mesmo são as idades dos envolvidos, os pedidos que incitam a violência e principalmente, o uniforme escolar.
Adolescentes de 12 a 14 anos saíram da escola após o sino tocar, na tarde do dia 4 de abril, e seguiram para a rua, onde brigaram, puxaram cabelos e registraram tudo em um vídeo que caiu na web. O vídeo continua sendo visualizado nas redes sociais. E tem chamado a atenção dos pais.
As imagens mostram claramente que a briga era entre duas meninas. Amigos que acompanham pedem pela briga. Sugerem, inclusive, como a agressão deve ser realizada. Uma das meninas puxa outra pelo cabelo ao menos três vezes.
Os alunos estudam na Escola Municipal João Valentim da Rocha e, de acordo com a diretora Elisabet Staranscheck, a notícia da briga chegou na escola ainda durante a noite.
— No dia seguinte, chamamos os envolvidos para conversar. Também tivemos uma conversa com os pais e desde não, não ocorreram mais brigas fora da escola — contou a diretora.
Mesmo que a briga tenha ocorrido fora do ambiente escolar, a João Valentim resolveu tratar o tema - 'respeito' - de uma maneira mais ampla, ressuscitando o programa Caráter Conta, uma iniciativa que surgiu a pedido da Secretaria da Educação, em todas as escolas de Joinville.
Segundo a educadora, a medida está surtindo efeito. O relacionamento dos pequenos e dos adolescentes melhorou. E valores ainda como amizade e confiança voltaram a ser temas mais recorrentes no colégio.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.