A Educação Precisa de Respostas | 09/07/2013 10h07min
Alunos do 5º e do 9º ano das escolas municipais de Joinville vão fazer provas de português e de matemática na próxima semana, mas não para a avaliação do desempenho individual. O exame vai medir o nível de cada escola e ajudar a Secretaria Municipal de Educação a ver onde é preciso melhorar o ensino ou a infraestrutura da unidade.
Para os alunos, o teste não foge à rotina. A prova vai ser aplicada a 9.830 estudantes nos dias 17 e 18 de julho, com duas horas para ser respondida. Uma parte da prova terá questões de matemática, para avaliar operações básicas como somar, diminuir, multiplicar e dividir. Nas questões de português, a interpretação de texto será avaliada.
O teste segue o padrão da Prova Brasil, do Ministério da Educação (MEC), e será elaborado pelos próprios supervisores da rede municipal. As notas não serão divulgadas para não criar competição entre as escolas. Com a percepção de onde estão os problemas, ficará mais fácil e organizado para a secretaria investir em soluções que podem passar por capacitação de professores e até reformas das unidades escolares.
Esta será a primeira vez que uma prova do tipo será aplicada na rede municipal com objetivo de gerar dados exclusivamente locais. A avaliação deve ser realizada semestralmente para saber se há evolução nas escolas. As séries iniciais, principalmente do 1º ao 3º ano, devem ser alvo de provas futuras.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.