A Educação Precisa de Respostas | 08/07/2013 16h06min
As imagens registradas pelo pai de aluno e leitor Marcos Junghans, de Barra Velha, no Litoral Norte, mostram a Escola Municipal Manoel Antônio de Freitas, do bairro Itajuba, em um estado lastimável.
Vândalos invadiram o colégio na madrugada. Justo nesta noite, o vigia não foi trabalhar. A Prefeitura pretende instalar câmeras de monitoramento em todas as escolas do município para evitar esse tipo de crime.
As fotos assustam. São latas de tinta derrubadas em mesas de pingue-pongue, lixo jogado no chão, tinta espalhada na cozinha - onde é preparada a merenda - livros e brinquedos queimados. As aulas foram suspensas para a limpeza do colégio e avaliação da polícia. Nesta terça, as atividades funcionarão normalmente.
— Quem não respeita uma escola não respeita a si próprio — avaliou o pai Marcos Junghans.
No ano passado, a escola de Itajuba foi totalmente reformada e ampliada, com investimentos de cerca de R$ 1,3 milhão.
De acordo com o prefeito Claudemir Mathias, o vigia que atua na escola não trabalhou na noite de domingo para segunda. O motivo ainda não foi confirmado. Como o funcionário contratado não avisou de que a escola ficaria sem vigilância, ele corre o risco de ser demitido, afirmou o prefeito. O caso ainda será analisado.
— Vamos tentar uma parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública para a compra de câmeras de monitoramento. Queremos instalar os equipamentos em todas as escolas — revelou Mathias.
Por enquanto, também não há suspeitas de quem teria cometido o vandalismo. A Prefeitura já registrou um boletim de ocorrência na delegacia de Polícia Civil. Dano ao patrimônio público é crime que prevê prisão de seis meses a três anos, além de multa.
Confira mais imagens da escola:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.