clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Ensino Superior  | 07/07/2013 07h03min

"Essa discussão vai ser aprofundada ano que vem", diz pró-reitor sobre mudanças no vestibular da UFRGS

Pró-reitor de Graduação, Sérgio Franco, afirma que experiência de outras universidades levou instituição a propor teste

A experiência de grandes universidades do país que já adotaram seleção pelo Sisu foi determinante para que a UFRGS também se propusesse a testar o sistema, conforme o pró-reitor de Graduação, Sérgio Franco.

Saiba mais:

>>> O futuro do vestibular da UFRGS

>>> Chance de mudança no vestibular da UFRGS divide estudantes

Nesta entrevista, Franco fala sobre a proposta e o que mudaria na universidade.

Zero Hora — A proposta de destinar 30% das vagas da UFRGS pelo Sisu foi iniciativa da universidade ou uma solicitação do MEC?

Sérgio Franco — Foi uma iniciativa da universidade, que já estava há um tempo estudando isso. O fato de que várias universidades já aderiram é algo que nos coloca para analisar. O aperfeiçoamento que o sistema teve desde sua primeira aplicação até hoje nos levou também a questionar. E tem todo o envolvimento que a gente tem no vestibular. Então, era necessário fazer essa análise. Não há uma pressão do MEC com relação a recursos. Como se tem dito, o MEC respeita completamente a decisão da universidade. O fato de muitas universidades importantes como a UFMG e a UFRJ terem aderido nos levou a pensar que, se essas universidades fizeram esse movimento, nós precisamos estudar essa possibilidade.

ZH — Se aprovada a proposta, a experiência de 2014 abre margem para que o vestibular da UFRGS seja totalmente extinto?

Franco — Abre margem, mas não quer dizer que se tenha alguma decisão em relação a isso. Nós vamos estudar e vamos acompanhar o que estiver acontecendo. Essa discussão será aprofundada durante todo o ano que vem. Vamos analisar se vamos aumentar de 30% para 50% ou se vamos passar para 100% a partir desse estudo. A sociedade estará acompanhando essa decisão, que será anunciada com a antecedência necessária.

ZH — Como seria feito o acompanhamento desses ingressantes no primeiro semestre de 2014?

Franco — Tem várias questões a serem analisadas. O perfil do selecionado, tanto do ponto de vista social quanto regional e também como vai ser o desempenho desses alunos na universidade. Já está montado o projeto desse estudo em que nós vamos acompanhar os alunos aprovados no vestibular e via Sisu.

ZH — A opção pelo Sisu como critério de seleção está vinculada ao repasse de recursos à universidade?

Franco — Não está vinculada. O MEC entende que, havendo vinda de alunos de fora, precisa haver um investimento maior em assistência estudantil, então haveria um repasse de recursos para essa finalidade única. Mas isso não melhora nem um pouco os recursos para manutenção de sala de aula e os serviços normais da universidade.

ZERO HORA

Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.