Ensino Superior | 03/07/2013 17h30min
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) recém começa a analisar a proposta de destinar 30% das vagas do vestibular 2014 para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e estudantes já se mobilizam para marcar sua posição contrária à medida.
A comissão que irá discutir o projeto elaborado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) realiza sua primeira reunião nesta quinta-feira, às 9h. Os alunos prometem protestar em frente à Reitoria, às 16h.
>>> OPINE: Você apoia a mudança?
O grupo ResisteUFRGS, que divulga a mobilização, elaborou uma carta enumerando argumentos contrários à possibilidade de ingresso na UFRGS pelo Sisu. Eles alegam que mudar o processo seletivo no meio do ano letivo é um desrespeito aos estudantes que estão se preparando para o vestibular.
Entre os motivos para a indignação, o texto menciona falta de credibilidade e de qualidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção, ausência de questões regionais na prova, como história, geografia e literatura local, que são valorizadas na prova da UFRGS e a possível adoção do Sisu como condição para o repasse de recursos à universidade.
A carta dos estudantes será entregue ao Conselho Universitário (Consun), a quem cabe a decisão final sobre a proposta. Na reunião desta quinta, uma comissão mista, formada por cinco integrantes do Consun e cinco do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), deve definir o prazo para a redação do parecer, que será depois submetido à aprovação do Consun.
De acordo com o pró-reitor de Graduação da UFRGS, Sérgio Franco, a adoção do Sisu em 2014 teria caráter experimental. A proposta prevê o acompanhamento dos alunos no primeiro semestre do ano que vem, a fim de avaliar o desempenho e traçar o perfil dos ingressantes por vestibular e pelo Sisu. Para Franco, não haveria grandes modificações na lista de aprovados com o Sisu: um cálculo da universidade aponta que 85% dos aprovados em 2013 teria vaga garantida, mesmo usando a nota do Enem.
O projeto da Prograd pode ser alterado pela comissão ou mesmo rejeitado. A proposta prevê duas formas de ingresso: 30% das vagas pelo Sisu e 70% pelo vestibular tradicional. A proporção de cotas adotada pela UFRGS (30%) seria mantida nas duas formas de seleção.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.