clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 27/06/2013 10h22min

Católica de Santa Catarina e Estado devem fechar parceria em Joinville

Governo e Grupo Marista trabalham em conjunto nos bastidores para desenvolver dois projetos

Sem ainda uma decisão oficial, o governo do Estado e o Grupo Marista, que administra a Católica de Santa Catarina, trabalham em conjunto nos bastidores para desenvolver dois projetos.

O governo do Estado deve assinar um convênio para a restauração do prédio da Wetzel, onde já está instalada a universidade, e em contrapartida, a instituição deve assumir a gestão de uma escola estadual em Joinville – na qual o ensino continuará sendo gratuito.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Regional, Simone Schramm, as conversas estão bastantes adiantadas. Uma equipe técnica do Grupo Marista, inclusive, já visitou três escolas: a Senador Rodrigo Lobo, no Jardim Sofia, Marli Maria de Souza, no Paranaguamirim; e a Escola Nair da Silva Pinheiro, na Vila Cubatão.

— Eu particularmente entendo que deveria ser a Marli Maria. É uma escola de 940 alunos. Vai haver uma transformação de uma comunidade inteira com a participação da Católica —, afirmou Simone.

Apesar de a administração passar ao Grupo Marista, o governo do Estado continuaria encaminhando os recursos do Fundeb.

— Estou vendo isso como algo muito positivo. No ano que vem vamos construir uma escola estadual de ensino médio inovador no Estevão de Mattos, aquela região será muito beneficiada —, avaliou a secretária.

A construção desta e de outras duas escolas em Joinville está sendo debatida junto à Secretaria Municipal de Educação e terá os recursos disponibilizados pelo Pacto pela Educação.

O pastor Tito Lívio Lermen é o assessor institucional da captação do projeto de restauro da Wetzel e disse que mais detalhes seriam acertados na próxima segunda, quando o secretário de Estado de Educação, Eduardo Deschamps, viria a Joinville. Mas a reunião foi cancelada. A Católica SC por enquanto não irá se manifestar sobre o convênio.

As obras da segunda etapa de restauração da Wetzel estavam orçadas em R$ 15 milhões. Deste total, R$ 11 milhões podem ser captados por meio da Lei Rouanet, com incentivo fiscal de pessoas físicas e empresas.

A NOTÍCIA
Diorgenes Pandini / Agência RBS

A escola Marli Maria de Souza, no Paranaguamirim, foi visitada pela equipe do Grupo Marista
Foto:  Diorgenes Pandini  /  Agência RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.