A Educação Precisa de Respostas | 25/06/2013 17h56min
Dados da Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização), realizada pelo Movimento Todos Pela Educação, revelaram que o Rio Grande do Sul está acima da média nacional em todos os quesitos avaliados pelos testes: proficiência em leitura, escrita e matemática.
Confira a íntegra da pesquisa:
Os números divulgados nesta terça-feira mostram que, no Estado, são 35,2% das crianças que possuem um grau de escrita condizente com a faixa etária, 39,8% demonstraram ter conhecimentos adequados de matemática e 52,3% conseguem ler de acordo com o que se espera para a idade. As mesmas médias no Brasil foram, respectivamente, 30,1% em Escrita, 33,3% em Matemática e 44,5% em Leitura.
Apesar de estar entre os melhores índices do Brasil, o Estado está longe de cumprir a meta estabelecida pelo movimento Todos Pela Educação de todas as crianças plenamente alfabetizadas até os oitos anos ou até o 3º ano do Ensino Fundamental, a ser cumprida até 2022 .
Esta é a segunda edição da Prova ABC. Nesta edição, aplicada no final de 2012, foram avaliados 54 mil alunos de 1,2 mil escolas públicas e privadas distribuídas em 600 municípios brasileiros. Metade da amostra é de alunos do 2º ano e a outra metade do 3º ano, ano considerado limite para a alfabetização de acordo com o recém-lançado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
Os resultados da nova edição da Prova ABC não são comparáveis com os da anterior, pois as duas edições da prova foram realizadas em momentos diferentes da trajetória dos alunos. A Prova ABC de 2011 foi aplicada para alunos que tinham concluído com êxito o 3º ano e já estavam no 1º semestre letivo do 4º ano do Ensino Fundamental, enquanto a edição de 2012 foi aplicada a alunos do 2º e 3º anos, ao final do ano letivo.
A Prova ABC é uma parceria do movimento Todos Pela Educação, da Fundação Cesgranrio, do Instituto Paulo Montenegro/Ibope, e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A prova tem como objetivo avaliar a qualidade da alfabetização dos alunos nos primeiros anos do Ensino Fundamental e esta será a última edição, uma vez que o Ministério da Educação já anunciou um instrumento próprio de avaliação do desempenho dos alunos, a ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) a ser aplicada ainda nesse ano pelo INEP e conforme previsto nos termos do Pnaic, lançado em dezembro de 2012.
ZERO HORA
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.