clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 25/06/2013 19h36min

Para alfabetizar plenamente é preciso observar as particularidades das crianças, diz especialista

A professora da Univille Rosânia Campos acredita que para isso é necessário políticas públicas

Dos conhecimentos avaliados pela Prova ABC, principalmente a leitura, dependem o bom entendimento de todos os outros conteúdos aprendidos na escola. É o que explica a doutora em educação Rosânia Campos e professora da Univille, em Joinville.

— Uma criança que não domina bem a leitura provavelmente terá grandes dificuldades em história, ciências, geografia e demais disciplinas escolares — observa.

Ela acredita que uma das dificuldades em alfabetizar plenamente as crianças é o fato de que muitas só têm acesso ao mundo das letras na escola, restringindo as oportunidades de aprendizado.

— É importante observar que restringir é limitar, mas não impedir. Isto é, todas as crianças têm condições de serem alfabetizadas, mas é necessário avançarmos, enquanto professores, na compreensão dos processos singulares de aprendizagens — ressalta.

Para Rosânia, alfabetizar plenamente as crianças é um dos grandes desafios da educação atual. Uma dos impedimentos para isso é o modelo escolar que ignora as particularidades de cada criança. 

A pesquisadora defende uma metodologia de ensino que atenda processos de aprendizagem diferenciados. Por isso, diz ser imprescindível políticas públicas, que garantam condições de trabalho: limitar número de crianças por sala, remunerar adequadamente os professores e dar tempo necessário para eles prepararem aulas.

Além disso, ela destaca que é importante tornar o processo instigante e encantador, não podendo ser um processo que irá desqualificar ou estigmatizar a criança.

DIÁRIO CATARINENSE

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.