Educação Básica | 25/06/2013 18h06min
A maioria dos estudantes catarinenses de escolas públicas e particulares termina o 3º ano do ensino fundamental — quando também chega ao fim o ciclo de alfabetização — com aprendizado abaixo do adequado em matemática e escrita. O desempenho foi revelado nesta terça-feira pela Prova ABC, que testou 54 mil alunos de 1,2 mil escolas brasileiras.
O conhecimento adequado é aquele que permite o aluno aprender conteúdos mais complexos nas séries seguintes. Apenas em leitura é que o Estado conseguiu ter a maioria dos estudantes (54,3%) com aprendizado suficiente.
O quesito escrita é o mais problemático. Apesar de 38,1% terem domínio pleno da redação, ainda há ao final do 3º ano 26,6% de alunos que apresentaram dificuldade ao elaborar um texto com coerência, sem problemas na grafia e com adequação às normas gramaticais.
Em matemática, o Estado tem 49% de alunos que dominam os números e as operações numéricas — é o segundo maior percentual do país. Na outra ponta, apenas 12% não aprenderam, sendo a menor taxa brasileira.
A Prova ABC é uma parceria do Todos Pela Educação, da Fundação Cesgranrio, do Instituto Paulo Montenegro/Ibope, e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Metade da amostra analisada foi de alunos do 2º ano e a outra metade do 3º ano — que encerra o ciclo de alfabetização.
A diretora executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, explica que o papel mais importante da Prova ABC é contribuir para o debate sobre quais conhecimentos e habilidades são esperados de uma criança plenamente alfabetizada:
— A visão de plenamente alfabetizada que é apresentada na Prova ABC vai muito além do aprender a ler, mas que estabelece as condições necessárias para a criança ler para aprender nos anos seguintes — afirma Priscila.
::O que significam as pontuações::
— A avaliação usa como referência as escalas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o nível de proficiência considerado adequado pela Prova ABC, na escala Saeb, para o 3º ano é o nível 175, tanto na escala de Leitura como de Matemática. Ao adotar este nível, os resultados da Prova ABC permitem diferenciar aquele aluno que ainda está aprendendo a ler e a escrever daquele que já lê e escreve de tal forma que pode seguir aprendendo
— Em Escrita foi usada uma escala própria, de 0 a 100. A pontuação considerada adequada na Prova ABC foi de 75 pontos ou mais.
— Em leitura, ao atingir os 175 pontos, os alunos, entre outras habilidades, conseguem identificar temas de uma narrativa, localizar informações explícitas, identificar características de personagens em textos e perceber relações de causa e efeito contidas nestas narrativas.
— Em Matemática os resultados da prova permitem distinguir aquele aluno que ainda não domina os conceitos básicos da disciplina daquele que já domínio da adição e subtração e conseguem resolver problemas envolvendo notas e moedas.
DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.