clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Ensino Superior  | 21/06/2013 18h38min

ProUni abre inscrições para mais de 90 mil bolsas em instituições particulares

Estudantes têm até terça-feira para se candidatar a uma vaga

As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni) foram abertas nesta sexta-feira e vão até a próxima terça, dia 25. Nesta edição são oferecidas 90.045 bolsas — 55.693 integrais. Em Santa Catarina, são 4.439 vagas — 3.636 integrais. Dessas, 411 (356 integrais) são para instituições localizadas em Florianópolis. Criciúma é o município catarinense com mais bolsas oferecidas nessa edição do programa: 727 no total, das quais 714 são integrais.

Para se inscrever no programa, no site do ProUni, é preciso ter participado do Enem 2012 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, ter obtido nota superior a zero na redação. 

O processo prevê duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado no dia 28, pela internet, a partir de quando, até 5 de julho, o estudante pré-selecionado deve comparecer à respectiva instituição de ensino para confirmação das informações prestadas no momento da inscrição, providenciar a matrícula e, se for o caso, participar de seleção própria da instituição.

O resultado da segunda chamada está previsto para 13 de julho. O candidato terá de 15 a 19 de julho para comprovar as informações e providenciar a matrícula. Caso pretenda integrar a lista de espera, terá de fazer a adesão, também on-line, de 26 a 29 de julho. A lista estará disponível no Sistema Informatizado do ProUni (Sisprouni) para consulta pelas instituições em 1º de agosto. No dia seguinte, será feita a primeira convocação.

O candidato selecionado terá até o dia 7 do mesmo mês para a comprovação dos documentos e matrícula. Em 12 de agosto, será feita a segunda convocação. O prazo para aferição dos documentos e matrícula vai até o dia 15.

O que é o ProUni

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda bruta familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

DIÁRIO CATARINENSE

Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.